domingo, 26 de abril de 2009

ALENTEJO DA MINHA ALMA

.

Se tu és o meu amori
Dá-me cá os braços teus
Se não és o meu amori
Vai t’imbora, adeus, adeus

Um dos meus amores também é o vinho e as comezainas. Tudo do bom que a terra nos dá, a terra, a natureza, o mar… Mas o vinho verdadeiro merece odes e o da Vidigueira também.

Melhor que eu, sei de quem vos pode explicar o que se está passando na Vidigueira, ora vejam lá o que nos conta Ana Elias de Freitas, da Voz da Planície:

VIDIGUEIRA

Uma mostra para apreciar em Vidigueira

Vidigueira é o destino que deixamos hoje nas ideias para o seu fora de casa. Este é também o último dia que tem para ver a exposição “Alma do Vinho”, no Posto de Turismo desta vila alentejana.

Neste domingo propomos que faça uma visita a Vidigueira. Nesta vila alentejana ainda pode ver hoje a exposição de cerâmica a “Alma do Vinho”. Esta mostra de António Duro e Manuel Carvalho pode ser apreciada no Posto de Turismo de Vidigueira no dia de hoje.

Esta é também a sugestão que deixamos nas ideias para o seu fora de casa...

Ana Elias de Freitas

E UMA BUCHA, NÃO VAI?

Mas, estar preso ao vinho e sem mastigar como se deve nã interessa. Mel, queijo e pão podemos encontrar por muito lado do Alentejo mas agora, desde a passada sexta-feira, em Mértola é que é, ora assuma-se neste janela que lhe abro e corra também para Mértola, levando o vinhinho da Vidigueira para empurrar o pão e o queijo deliciosos daquela região. Claro que quem quiser pode empanturrar-se em mel, do bom. Mas, eu cá, prefiro, o que vocês sabem: bom panito e um vinhito do melhor. É ouro da terra e das tetas da bicheza. Encha ti Maria, basta cheio!

Olhem que hoje acaba tudo, é o último dia. Vão lá, que eu não posso. Que raiva!


MÉRTOLA

A Câmara de Mértola promove a partir de hoje (sexta-feira, 23 de Abril) e até domingo, a XI Feira do Mel, Queijo e Pão.

Os produtos tradicionais de Mértola vão estar em destaque na XI Feira do Mel, Queijo e Pão que começa hoje e que se prolonga até domingo. Para além do mel, queijo, pão, enchidos, ervas aromáticas e vinho produzidos no concelho, a organização preparou um programa com a actuação de vários grupos de música popular portuguesa.

Em exposição vão estar 31 produtores de várias áreas, a apresentar iguarias de excelência, que conjugam a qualidade da matéria-prima com os saberes e as técnicas ancestrais.

João Serrão Martins, vereador da autarquia da “Vila Museu”, refere que é um evento para “mostrar e vender os produtos da região”, acrescentando que os vizinhos espanhóis “são um novo mercado de consumidores a ter em conta” neste certame.

Teixeira Correia

E tem cantorias, pois então! (baile à margem, para desmoer)

26 de Abril
10.00 > Abertura da Feira
15.00 > Grupo Coral “Os Caldeireiros
16.00 > Grupo Coral e Musical “Diversos
19.00 > Encerramento da Feira
.

Sem comentários: