segunda-feira, 16 de junho de 2008

SE PARARAM OS OUTROS… QUEM PÁRA OS SAQUEADORES DE AGORA?

.
Quero acreditar que há timorenses a defender as acções e as políticas empreendidas por Xanana Gusmão porque não conseguem perceber que os reflexos negativos só serão declaradamente vislumbrados daqui por uma década ou pouco menos. Será nesse tempo que os incondicionais ingénuos perceberão e se arrependerão, mas será tarde. Demasiadamente tarde.

Torna-se difícil para mim ignorar o que se passa em Timor-Leste devido às más notícias que sempre chegam, aos indícios de corrupções por parte de indivíduos que despertaram para a política quando viram a porta aberta por Xanana Gusmão e aparentemente o apoiaram com o intuito de se implantarem no Poder Governativo, Político e Partidário, para desse modo poderem facilmente chegarem ao gigantesco monte de dólares que o Mar de Timor representa assim como o próprio espaço terreno do país.
Mário Carrascalão falou de oportunistas e eles lá continuam… ao lado de Mário Carrascalão e do PSD que se diz impoluto e de quem se devia esperar actos fiscais dos abusos que se constatam e dos que se pressentem.

Diz quem conhece Lasama que “ele faz sempre tudo pela calada, é o seu género” e ainda que “é discreto, determinado e muito ambicioso na carreira política que para si preconizou e que vai muito para além do imaginável, é perigoso.”
Se assim fala de Fernando Lasama Araújo, quem diz conhecê-lo, perguntar se Ramos Horta quando o citou como pessoa indicada para o substituir como PR não é mais do que preocupante, será legítimo?
Na verdade é personalidade de quem muito pouco sei, tirando o facto de que esteve juntamente em Cipinang com Xanana e mais uma ou outra peripécia, não podendo arriscar alvitres sobre o seu passado. Mas que é discreto é. Que está a levar a água ao seu moinho também. Que se está a encostar excessivamente a Xanana – para não se sabe bem o quê – também não deixa de ser um facto bem visivel… Mas, e que mais?
Fiquemos à espera. Não demais, para que depois não concluamos que já é tarde.

Se é verdade que Lasama quase sempre esteve ligado a iniciativas políticas, o mesmo não se pode dizer de outros que agora, só agora, rodeiam Xanana, principalmente indivíduos amorfos integracionistas a quem nada lhes custa que Timor-Leste seja efectiva pertença da Indonésia, da Austrália ou de quem lhes der maiores contrapartidas pessoais, familiares, etc. Eles querem é viver à grande e estão-se nas “tintas” para os outros!
Curiosamente, é principalmente essa raça que rodeia Xanana Gusmão no seu CNRT. Foi dito por Mário Carrascalão e dá para perceber exactamente isso.
Timor-Leste está a saque, em saldos… Aquilo que quiserem!
Quando será que os meus amigos abrem os olhos? Quando será que para justificarem acções criticáveis destes “saqueadores” se socorrem das reprovações e más acções de Alkatiri e da Fretilin?
É que, pelo que me apercebo, Timor-Leste está a ser saqueado agora e isso tem de parar, mais que não seja como pararam os que dizem que também saquearam anteriormente.
Mas, então, quem pára estes saqueadores, os de agora?
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro António Veríssimo, é espantoso como você tantas certezas tem.

Então espere sentado para ver. Não se esqueça é também de pensar em toda a "história" fomentada pela clique de Maputo. Essa é a verdadeira mafia...