quinta-feira, 10 de julho de 2008

O ESTADO DO BOM IMBRÓGLIO DA NAÇÃO TIMORENSE

.

Justamente hoje que eu estava com disposição para abordar assuntos de Portugal e o tão badalado Estado da Nação que esteve em debate na Assembleia da República é que deparo que uma "guerra" das do costume no Timor Lorosae Nação. Pronto, tenho de mandar às urtigas o mau Estado da Nação, Portugal, para abordar o Bom Imbróglio da Nação que é Timor.
.
A minha alma fica completamente disposta a sair disparada para o céu de cada vez que Xanana Gusmão escreve aqueles "recados-lençóis", ele ou alguém por ele.
Quando deixei estas lides, hoje pelo fim da manhã, vi que havia um "recado-lençol" nos comentários do TLN - até fugi porque nunca leio aquelas coisas por serem tão sorumbáticas e monocórdicas.
Pois se vi um "recado-lençol" também é verdade que há pouco deparei com uns dez. Dez postagens nos comentários todas igualzinhas...
Oh pessoal, para que fazem isso? Mas se fosse convosco, num blogue sustentado por vós, não ficariam danados? Por causa do Xanana?
Mas, a isso já lá vamos.
.
E depois, estive a ver se percebia, mandam um email com o "recado-lençol" de Xanana às 15:19 de Portugal com referência a publicação no Umalulik, e depois quem o recebeu julgou que tivesse vindo do Umalulik mas não... Quem enviou foi alguém com email que refere "...entro..." - claro que aqui não vou citar na real por não estar autorizado - e depois diz a autoria de Umalulik que não mandou email nenhum, e depois diz o nosso companheiro da Fábrica, em emenda no post, que Umalulik mandou email dizendo que não tinha mandado email com o "texto-lençol-recado"... mas sim posto nos comentários (tudo verdadinha) e agora o companheiro que fez toda esta confusão disse-me que a páginas tantas já nem sabia se "aquilo" eram comentários ou emails porque eram demais...
Eh, eh, eh, mas que grande confusão! Puseram o meu companheiro a apanhar bonés com tanta descarga de comentários e de emails.
Eu acho graça a toda esta confusão de alguém que faz o favor de procurar integrar-se neste ritmo da Fábrica para me aliviar um pouco. Teve azar com o dia. Foi o dia do "recado-lençol" e das declarações bombásticas da primeiro-ministro de fato e gravata Xanana Gusmão.
Eh, eh, eh, isto é um fartote de rir.
Desculpa, meu querido Kláudio Berek, apanhaste um mau dia para "praticar" neste afamado blogue.
.
Pensando melhor, calmamente, acho que para além da confusão de alguém inexperiente que esteve a postar e BEM... Acho, dizia, que estão todos ou pelo menos muitos a dar demasiada importância a estes blogues e ao que neles vem escrito.
É essa excessiva importância que depois faz com que as pessoas "rebentem" e se ponham a barafustar sem razão e a defender o indefensável e a inundar os comentários com imensos textos iguais só para dar trabalho e nada mais.
Então mas não sabem os amigos do TLN que aqui o contraditório também tem lugar? Dêem tempo. As pessoas que fazem parte da Fábrica têm outras ocupações e não estão sempre disponíveis para postar o que chega. Calma!
.
AS ALEGADAS IRREGULARIDADES FORAM SONEGADAS PORQUÊ?
.
Sobre o "recado-lençol" até tenho medo de dar palavra. É que pela minha parte já estou farto de dar crédito a Xanana Gusmão e depois sai patranha.
O Kláudio escreveu em preâmbulo, no post do TLN "XANANA GUSMÃO ESCLARECE" que a história de "Pedro e o Lobo" já a conhecemos, e escreveu muito bem, é verdade.
A credibilidade de Xanana Gusmão finou-se. Actualmente, mesmo que ele tenha muita razão e fale ou escreva muito verdade já muito poucos acreditam...
A responsabilidade por assim acontecer é exclusivamente dele.
.
Quanto a mim, sobre o que se passou em relação aos "arrozes" e às decisões de favorecimento ou de corrupção, considero que ele, Xanana, pulou a cerca da honestidade, transparência e correcção. Agora não há volta a dar.
Aposto que nenhum dos seus apoiantes tem dúvidas disto.
.
Sobre todos os outros "podres" em que ele no "recado-lençol" cita a Fretilin, o governo de Mari Alkatiri, é tudo muito grave a confirmar-se.
Deve ser o mais rápido e devidamente esclarecido.
Mas, em tudo há pelo menos um mas, porque só agora é que Xanana Gusmão denuncia factos tão graves? Porque os manteve em "carteira" até lhe parecer favorável o timing?
Porque ocultou tais "barbaridades", a serem verdadeiras, para só as divulgar quando foi apanhado em procedimentos corruptos?
Porque sonegou à Justiça estas irregularidades agora convenientemente declaradas para atirar com a poeira para os nossos olhos? Ainda há mais? Saem quando a Xanana convier? É alguma telenovela de prostituto?
Mas perante tais afirmações do primeiro-ministro no "recado-lençol" o que faz o PRG Monteiro? E em relação ao negócio dos "arrozes" dos "Três Amigos" da onça?
.
Pois se bem pensarmos aqui há gatos, muitos gatos, e nada me admira que sempre que Xanana se sinta apertado não venha com estas manobras de diversão - que fazem exultar os incautos apoiantes - mas que depois a montanha nem venha a parir um ratinho.
Estes métodos são conhecidos e aplicados ainda por países de maus políticos que aquilo que querem é estar o mais possível no Poder, com as rédeas do Poder. São indivíduos sujos que só reparam neles, na sua sombra e no seu reflexo e se estão borrifando para o país e para a população que sofre.
É pena que assim seja, mas Timor-Leste não será o primeiro país a ter este mau destino, este "Bom Imbróglio".
Vamos esperar para ver.
.

Sem comentários: