terça-feira, 13 de outubro de 2009

CIRCO SEM ANIMAIS É O MESMO QUE O PARLAMENTO SEM ALDRABÕES!

.

NÃO AO CIRCO COM ANIMAIS! FECHEM O PARLAMENTO!

Como diria o outro: Estou siderado, pois claro que estou siderado. O circo sem animais é o mesmo que um cão sem pulgas, um automóvel sem rodas, uma cremalheira sem dentes, uma República sem presidente, um país sem povo, um Parlamento sem mentirosos!

Para o final da tarde não ouvi outra coisa senão a TSF a anunciar que os animais vão deixar de se poder exibir no circo, assim de repente ainda pensei que o parlamento ia ficar quase deserto mas depois lembrei-me que sou eu com o meu mau feitio que por vezes chamo circo ao parlamento ou ouço um deputado a palrar e sai-me um “Que grande animal”. Não, confusão minha, não era nada disso.

O que se trata é da alteração da lei que regula a exibição de animais em circo, naqueles onde há palhaços recheados de dignidade e de profissionalismo. Sim, porque no outro, naquele que por vezes chamo circo, há palhaços mas são dos que não prestam, que não são palhaços dignos mas somente uns palhaços.

A notícia vai estar aqui já em baixo e poderá confirmar o que me ocupou tanto a mente. Tanto que agora optei por libertar-me destes pensamentos, até porque quero ir dormir e já é tardíssimo.

Felizmente que não incluem na lei os burros. Agora, que eu tenho uma dezena para vender para o circo Cardinal. Burros artistas, que são um espectáculo a zurrar, pela frente e por detrás! Pois então. Além disso conseguem andar com as orelhas à roda. Imaginem, 380 graus. Cá com uma velocidade! Um dia destes, um deles, até levantou voo mais que a conta, como um burrocoptero e pousou num chaparro que distava para aí uns cinquenta metros. Olaré. Ainda pensei em vendê-lo à SIC, para as deslocações do Balsenão – sempre era bom, com aquela falta de ar… O burro não tem tejadilho nem portas. Sempre apanhava ar livre e puro!

Mas não, vai para o Circo Cardinal.

Os camelos também podem ser exibidos, pelo que parece e podemos ler e ouvir na TSF. Os ursos também. Os porcos, gatos e cães, ficam. As águias idem, são livres de se exibirem. Olha, isso deve ser por causa da Vitória! Nem os legisladores se metiam a proibir a águia Vitória de se exibir naquela maravilhosa Luz.

Mal estão os leões. Vão todos para a selva, exibir-se no capim, só para as feras. Agora é que eu quero ver como é que o Paulo Bento consegue treiná-los e depois exibi-los. Não pode! Está tramado. Vai ser tudo à porta fechada. Bem, também, ultimamente, aquilo parecem mais gatos-pingados que outra coisa. E andam cá com uma cara de enterro... Compreende-se, sabiam da lei que ia sair e então mutaram-se para gatos. Miau.

Vou embora. Vai ser uma trabalheira cá para me deitar e adormecer. É que antes tenho de ir dar comida aos burros, ajeitar-lhes a palha e amarrar-lhes as orelhas. Quando não levantam voo com o sonamburrismo.

Não há circo para ninguém. Só se for de pulgas. Oh então vamos a S. Bento. Lá não é o Circo Cardinal mas é o Ordinal. Pois, mas também não pode ser. Vai fechar.

EXIBIÇÃO DE ANIMAIS VAI SER PROIBIDO EM CIRCOS

TSF - 12 Outubro 2009

A exibição de animais vai ser proibida nos circos na sequência de uma lei que também proíbe a compra de novos macacos, elefantes, leões e tigres. Esta lei decorre uma portaria que diz que estes animais apenas podem ser propriedade de algumas instituições.

A exibição de animais nos circos vai ser proibida após a entrada em vigor de uma lei que proíbe a compra de novos macacos, elefantes, leões e tigres e a reprodução dos animais já detidos pelos circos.

A portaria publicada esta segunda-feira e que entra em vigor na terça-feira divulga uma lista de animais que pelo seu porte ou por serem venenosos podem apenas ser propriedade de parques zoológicos, empresas de produção animais autorizadas e centros de espécies apreendidas.

Entre estes animais, incluem-se, entre outros, todas as espécies de primatas, ursos, felinos (à excepção do gato), otárias, focas, hipópotamos, pinguins, crocodilos, avestruzes, tartarugas marinhas e de couro, serpentes, centopeias e escorpiões.

O Ministério do Ambiente justificou a existência desta lei com motivos relacionados com a conservação dessas espécies, bem-estar e saúde dos exemplares, assim como a garantia de segurança, bem-estar e comodidade dos cidadãos.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

-seria altura de evoluirmos, nao? experiencias como o cirque soleil mostram que os animais são dispensaveis nesse tipo de espectaculo. será que precisamos de por em causa o bem estar animal para nos divertirmos? eu nao, e mais a mim se juntam cada vez mais. é uma questão de evolução da humanidade. mas nao andamos todos ao mesmo ritmo, há que aceitar!