terça-feira, 13 de maio de 2008

LOUVEMOS O DIA!

.

Hoje é dia da Nossa Senhora de Fátima. Em Timor já foi. Dia de Boa-Vontade. Dia de Verdades. Dia da Administração do Santuário e do comércio em Fátima facturar, facturar, facturar, bom para o negócio. Dia de Crentes e Descrentes. Dia do Respeito por Todos Eles. Dia em que queremos muito que Nossa Senhora nos abençoe, a todos nós, que é o que costuma fazer com a sua grandiosa e eterna bondade.

Neste dia tão importante para a comunidade católica em Portugal, na Lusofonia, nas Comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, também em Timor-Leste foi um dia muito especial para a Igreja local e para todos aqueles que crêem no Milagre de Fátima. As comemorações de 13 de Maio também tiveram um lugar muito especial em Timor-Leste, principalmente em Díli, como de costume. Disseram-me e prometeram enviar um trabalho sobre o tema, a fim de ser publicado no Timor Lorosae Nação. Aguardo.

Também para os timorenses foi um dia especial por outras razões. Uma delas tem a ver com o reconhecimento do Estado para com os seus libertadores que no anonimato têm passado as “passas-do-Algarve”, quase ignorados.
Curiosamente, vivem melhor, mas muito melhor, os colaboracionistas dos ocupantes do país por quase três décadas, que a maioria daqueles que entregaram a sua juventude, bravura, generosidade, corpos e almas à libertação do país.

Com este reconhecimento-pensão de sobrevivência não há dúvida de que alguma justiça se está a fazer. Não a justiça adequada… mas talvez a que agora é possível.
O PM Xanana Gusmão e o seu governo estão de parabéns neste aspecto. Pena é que tenham maculado a decisão com uma decisão menos justa, decidindo destacar “quinze figuras proeminentes” das tantas centenas (milhares) de combatentes pela liberdade do país, fazendo dessa quinzena privilegiadas figuras nas honrarias e nos valores pecuniários que receberão.
Afinal, não foram todos guerrilheiros e defensores da Liberdade e Independência?
Se foram, porquê a diferença?
Foi pena, esta nódoa ter caído em tão bom pano. Pena que quem menos precisa receba mais… de tudo, apesar de ter feito o mesmo que os outros.
Mesmo assim, louvemos o dia, porque tal não invalida que voltemos ao assunto e até possamos divergir para outras leituras menos nobres. Mas, hoje não!

Sem comentários: