domingo, 22 de junho de 2008

JACKIE CHAN E A MENSAGEM DAS TRÊS PALAVRAS

.
“DISCIPLINA, RESPEITO E UNIDADE”

Ficámos a saber que o actor de origem asiática Jackie Chan, produto cinematográfico norte-americano e embaixador da boa vontade da UNICEF, vai visitar Timor-Leste e contactar crianças em idade escolar de Timor explicando “aos meninos como as artes marciais também podem ser usadas para colocar fim aos conflitos, e lhes transmitirá uma mensagem de "disciplina, respeito e unidade".
Diz ainda na notícia da Folha Online que a agenda de Chan “também inclui reuniões com os principais líderes do Timor Leste, entre eles o presidente e prémio Nobel da Paz, José Ramos Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.”

Não faço ideia se Chan sabe português e se lê o TLN mas mesmo assim avanço com uma “cunha” para que ele não só transmita aos meninos a tal mensagem "disciplina, respeito e unidade", mas também que aproveite o facto de se encontrar com o primeiro-ministro-à-força, Xanana Gusmão para lhe passar essa mesma mensagem. Aliás, devia ser extensiva a todos os que incorporam, por dentro e por fora, a AMP. Isto porque até há aqueles que nem por eles estão a ter respeito e que apesar de considerarem que o CNRT é uma associação de malandragem continuam aliados e a esforçarem-se por dar cobertura a essa malandragem, aparentemente desprezando a sua auto-estima e pondo em causa a sua credibilidade.

“Disciplina, respeito e unidade” é exactamente aquilo que falta em Timor-Leste e o exemplo vem de cima, da elite que se impôs através do golpe de Estado patrocinado pela Igreja, pelos USA e pela Austrália… pelo menos.
Saberá Chan que vai encontrara-se com o mentor do adverso ao que ela propala?
Saberá a UNICEF que devem ser os adultos a dar o exemplo? Saberá que o exemplo dado por Xanana Gusmão e seus comparsas foi a antítese daquilo que Chan vai dar por prelecção às crianças?

Pelo sim pelo não vou traduzir isto para inglês e enviar para a UNICEF, sugerindo a Chan que primeiro dê a sessão sobre “Disciplina, respeito e unidade” a Xanana Gusmão de modo intenso e que depois se faça acompanhar por Xanana até junto das crianças para que lhes comunique que tem sido um mau exemplo naquilo que diz respeito a estas três palavras tão importantes: “Disciplina, respeito e unidade”.
Um adulto que após errar faça “mea culpa” é meio caminho andado para que as crianças compreendam que não devem cometer os mesmos erros.
Afinal, se o primeiro-ministro-à-força aplicar o critério das três palavras não lhe vai custar absolutamente nada enfrentar as crianças, algumas delas certamente que até perderam familiares – ou pelo menos viram-nos feridos – no golpe de 2006.
Já agora, mister Chan, aproveite e inclua também Fernando Lasama e grande parte dos políticos timorenses que nada mais fazem do que serem indisciplinados, desrespeitarem e dividirem os timorenses.
Ah, e não poderá falar um pouco sobre autismo e egocentrismo? Não é por nada, mas eles padecem dessas “doenças”… entre outras.
Muito obrigado.
.

Sem comentários: