segunda-feira, 6 de outubro de 2008

FAMÍLIAS DE EX-COMBATENTES MENDIGAM RESTOS MORTAIS

.

VERGONHA!

É bem provável que hoje tenha acordado com os pés fora da cama mas se não foi por isso que estou virado do avesso pode muito bem ter acontecido que a “veneta” me tenha dado depois de ler umas quantas notícias e outras prosas que me tenham perturbado. Quem não quiser não me leia mas podem crer que vou por a boca no trombone… e vai a eito.

A minha alma pasma quando deparo com documentos que só têm razão de existir pelo mau trato e displicência com que os responsáveis pela governação portuguesa, ou pela Presidência da Republica, ou por outras altas instâncias (que lhes servem para adquirirem influências e encherem os bolsos) brindam os portugueses. Neste caso concreto os ex-combatentes da Guerra Colonial em Moçambique, mas há também os outros que estiveram nas outras ex-províncias - sei que na Guiné se fez algo de recuperação dos restos mortais.

Não posso pôr muito na escrita, quando não entro numa prosa de descasca pessegueiro, mas que temos políticos chulos e parasitas lá isso temos. Políticos que se apoderaram do país e tudo têm feito para branquear o nosso triste passado. Políticos que se borraram e borram para os ex-combatentes. Políticos que usam esses mesmos combatentes para caçar votos e lhes “dão” esmolas com pompa e circunstância. Até temos militares na reforma, ex-combatentes, que são uns bardamerdas que se borrifaram completamente para os seus ex-camaradas, aderindo à política declaradamente ou pela socapa, safando-se na maior, vendendo-se por estatutos generalíssimos, traindo os que compulsivamente tiveram de andar a fazer a vida negra a guineenses, angolanos ou moçambicanos.

Toda esta prosa por via de uma petição que ainda há pouco publiquei no Página Um e que esmola a recuperação dos restos mortais dos jovens portugueses que morreram nas guerras coloniais, em Angola, Moçambique e na Guiné. Neste caso a petição é referente aos combatentes mortos em Moçambique.

Então, mas passados quase 35 anos do fim das guerras e ainda há famílias portuguesas que nem os restos mortais dos seus jovens familiares podem homenagear de perto? E para que o façam têm de andar a mendigar ao actual presidente da AR para que procedam à recuperação desses mesmos restos mortais? Mas que merda de políticos, PRs, ministros, deputados e outras corjas é que temos tido a vigarizar-nos? Vê-se.

Desavergonhados. É aquilo que é esta cambada!

A PETIÇÃO

Petição pelo resgate, para Portugal, dos militares mortos na Guerra do Ultramar/Guerra Colonial

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República Portuguesa

As cidadãs e cidadãos abaixo assinados pretendem que o Estado Português cumpra o dever patriótico de trasladar para Portugal – para as suas terras de origem, de onde partiram para a Guerra do Ultramar / Guerra Colonial - os restos mortais dos Combatentes que morreram ao serviço da Pátria e ficaram enterrados em campas espalhadas pelos antigos territórios ultramarinos.

Assim, e ao abrigo do Decreto-Lei nº. 43/90, de 10 de Agosto, com as alterações que lhe foram introduzidas pela Lei nº. 6/93, de 1 de Março, pela Lei nº 15/2003, de 4 de Junho e pela Lei nº. 45/2007 de 24 de Agosto, subscrevemos o requerimento, proposto pelo “Movimento Cívico de Antigos Combatentes”, a enviar à Assembleia da República para:

1 – Que seja decretada a trasladação para Portugal dos restos mortais dos militares mortos e abandonados em terras africanas, em cumprimento do mais elementar desígnio das nações civilizadas e para dignificar a memória dos que morreram ao serviço da Pátria.

Leia e assine em: http://www.petitiononline.com/mcac/petition.html
.

Sem comentários: