quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

É FARTAR VILANAGEM!

.


AS CRIANÇAS TIMORENSES NÃO TÊM DE ESTAR A SOFRER

A UNICEF E O MUNDO NÃO TÊM DE PAGAR OS DEVANEIOS DOS GOVERNANTES DE TIMOR

Para quem lê o despacho da Agência Lusa datado de ontem sob o título Ajuda humanitária a 36 países custa mais de 700 milhões de euros - UNICEF e que logo de seguida repara no destaque que fizemos retirado da notícia, naquilo que mais importava sobre Timor-Leste, por certo que vai pensar que os timorenses são uns coitadinhos, que o Estado Timorense é um estado desfalcado, miserável, que não tem como conseguir para não ter metade da crianças timorenses abaixo do peso normal e do crescimento porque não se alimentam convenientemente, ou seja, porque passam fome e estão subnutridos.

“Pobres dos dirigentes, que andam tão aflitos e não têm como resolver a situação”, pensarão os mais distraídos ou que ignoram a realidade timorense. O destaque do TLN não deixa dúvidas sobre o que menciona:

“Já para Timor-Leste, onde 49 por cento das crianças com menos de 5 anos têm baixo peso e 54 por cento atraso de crescimento, são necessários 3,9 milhões de dólares (2,9 milhões de euros), sendo que o grosso dos fundos visa suprir carências na Saúde, Nutrição, Água, Saneamento e Higiene, segundo o relatório.” – destaque TLN

Percebe-se também que com cerca de quatro milhões de dólares americanos muitos dos problemas relacionados com o mal das crianças ficará resolvido, assim como a supressão das carências na Saúde e restantes áreas supracitadas.

Pobres dirigentes que não têm quatro milhões para resolver a situação… É, não é? Não será aquilo que pensa quem não sabe o que se tem passado e está a passar em Timor? E quem sabe sobre a realidade o que pensará?

Falo por mim: Safados, que andam a fazer o povo sofrer para atenderem aos seus confortos, recheio das contas bancárias e aquisição de bens. Desavergonhados!

Estou a ser contundente? Excessivo? Não creio, e nada disso me pesa na consciência, nem virá a pesar porque não pode haver explicação lógica para que os governos não tenham prevenido e cuidado convenientemente desta situação.

Quanto a mim a UNICEF não tem de dar nada para que o governo AMP faça o que tem a fazer, eles que o façam. Xanana Gusmão prova que anda a chorar lágrimas de crocodilo e que não passa de um actor ou de um desequilibrado emocional muito próximo de uma doença que os psiquiatras certamente saberão diagnosticar. “Atiro-me” a ele porque é ele que faz as cenas das choramingues, só por isso, e cá para a minha indignação, quando mete pessoas mal tratadas por incúria dos governantes ou seja de quem for podem sair da frente. Ainda mais se se tratar de indefesos, crianças e velhos…

Andam os governantes a esbanjar para que o povo sofra como está a sofrer? Quatro milhões não são nada para quem ultimamente tem esbanjado tanto dinheiro. A UNICEF não tem de dar nada. O governo de Timor-Leste tem esbanjado e quer esbanjar mais, a AMP que zele pelo seu povo, pelas suas crianças. A ONU que lhes exija isso. O mundo inteiro não tem de estar a pagar a factura do esbanjamento dos governantes timorenses. A ONU, instalada em Timor não tem nada para dizer? Será que para os unmits também convém que a “torneira” leve mais uns “cobres”?

Só por hipocrisia é que alguém poderá tentar explicar o desprezo a que têm sido votados os timorenses mais fragilizados. Só por hipocrisia se choraminga publicamente mas nada se resolve para melhorias significativas na saúde e no bem-estar das crianças, neste caso. Em contrapartida já há milhões para dezenas de jeeps para deputados, para negociatas de trios de amigos, etc, etc, etc. Para gastar à “barba-longa”.

A UNICEF e o mundo não têm de andar a alimentar as corrupções e devaneios do governo de Xanana Gusmão e da súcia que o rodeia, porque são eles que estão no governo há mais de um ano e nem para as crianças foram capazes de olhar com determinação e honestidade. Para eles tudo, para o povo nada, ou então as migalhas.

É fartar vilanagem! Monstros!
.

Sem comentários: