sexta-feira, 26 de junho de 2009

Corrupção: QUE PAI FAZ ISTO À FILHA? OU SERÁ, QUE FILHA FAZ ISTO AO PAI?

.

QUE LÍDER CORRUPTO NÃO QUER PASSAR POR IMPOLUTO?

Os escândalos estão por aí para quem quiser vê-los. Só não se apercebe quem não quer e não aceita que muitas vezes o que parece é. Depois desta revelação qual é a dúvida da falta de honestidade de Xanana Gusmão? Quem se permitirá não lhe assacar imensas responsabilidades nas operações e alegações sobre corrupção e muito mais alegados crimes que fazem parte do recheio dos “rumores” em Timor-Leste, em Portugal e um pouco por todo o mundo, na Austrália também.

Apesar de tudo, com boa vontade, ainda agora lhe chamaram “o pai da Nação Timorense”, como podemos ler num jornal australiano. Nada mais errado, promoveram-no injustificadamente assim mas a verdade é que o pai da Nação Timorense é o povo timorense. Estará agora suficientemente claro para todos nós que este homem nem padrasto é da Nação Timorense? Estamos perante um artista que sempre ziguezagueou ao longo da vida e que agarrou a oportunidade de ouro quando lhe a ofereceram de bandeja. Se uma vezes aquilo que parece é outras ocorre exactamente ao contrário. A maquilhagem está caindo há muito tempo ao patinho feio e não adianta fazerem reparações cosméticas o tempo todo, porque os espelhos já se recusam a reflectir a imagem que enganadoramente construíram, preferindo mostrar a realidade, a verdade da dimensão da figura e da prosápia do figurão. Alguns de nós tiveram a capacidade de vislumbrar aquilo que outros rejeitaram e por certo que ainda haverá uns quantos que assim continuarão a reagir. Sabe-se lá até quando. A desilusão é sempre desagradável.

Perante este escandaloso anúncio e confirmação da imprensa australiana ficámos a saber sobre as vantagens, trocas e baldrocas do arroz, que ocorrem há imenso tempo, que envolvem amigos e familiares de elementos do governo da AMP. Agora foi a gota de água suja que se atreveu a transbordar: a filha de Xanana Gusmão, Zenilde, está metida na embrulhada.

Perguntas e mais perguntas, estamos todos nós a fazer sem que até agora existam respostas. Nem do presidente da República José Ramos Horta, que já disse que não tem nada que ver com “o negócio”. Querendo que esqueçamos que é PR, que é um dos que tem levado ao colo Xanana Gusmão e lhe tem substituído as “pilhas” sempre que estão gastas. Mais que não seja tem tudo que ver com a situação porque é a ele que lhe compete pedir esclarecimentos e – como se confirma o facto de o governo de Xanana ter aceite a empresa de Zenilde no cambalhacho – demitir este governo e convocar novas eleições. Aliás, Ramos Horta se fosse um indivíduo suficientemente honesto para com os timorenses e para com a comunidade internacional devia igualmente demitir-se, no mínimo pela responsabilidade que tem na existência deste status quo miserável para que tem contribuído, voluntária ou involuntariamente – pensemos o que quisermos.

Que explicações tem Xanana Gusmão para dar? E a filha? Quem conduziu esta operação? Ambos, o pai, a filha? Que pai faz isto à filha, expondo-a às más-línguas e à vergonha? Que filha faz isto ao pai? Ou será que são os dois da mesma e péssima estirpe? Responda quem souber, ou eles próprios. Como já deviam de ter feito.

Quererá esta evidência dizer que Xanana Gusmão é corrupto? Isso nunca veremos ele admitir e certamente que em Timor-Leste não haverá quem na Justiça do país seja suficientemente independente e valoroso para o provar. Mesmo que fosse encontrado com o produto das falcatruas dentro dum saco, seria dito que só estava de posse daquilo para ajudar a velhinha que não podia com o saco. Que corrupto não quer passar por impoluto? Há sempre aqueles que nascem com o rabiosque virado para a lua. Até uma noite!

Tudo que está a acontecer em Timor-Leste não é motivo para gáudio de ninguém mas sim para reforçar a tristeza que aquele país nos faz carregar. Resta-nos ainda e sempre a esperança.
.

Sem comentários: