sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cavaco Silva: FAÇAM O QUE EU DIGO, NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO

.

POUPEM, PORQUE PARA GASTAR ESTAMOS CÁ NÓS

Sempre tive simpatia pela monarquia, em determinados aspectos. Porque tomei adubos da cultura dita de esquerda acabo por ser um republicano atento que não deve ignorar evidências. Parece um contra censo. Parece mas, pensando bem, não é.

Na notícia mais em baixo é referido quanto custa aos portugueses o Palácio de Belém e a Presidência da República. Nem refiro os números porque terão oportunidade de se inteirarem. Refiro sim o abusado que é este PR e os anteriores ao esbanjarem em seu benefício e dos amigos (porque nem acredito que partilhem com opositores as mordomias) milhões inutilmente e com as doentias manias das grandezas, quando passam a vida a exigirem-nos sacrifícios, contenção, paciência, compreensão, etc. Se estes comportamentos não são reveladores de pulhas que nos usam e abusam, expliquem-me, por favor, como os devemos classificar e que respeito nos merecem.

Particularmente este senhor Cavaco Silva, aparentemente um ascético e poupadinho, alegadamente sabedor das engenharias económico-financeiras, um exemplo de correcção, etc., é frontalmente acusado de viver que nem um nababo – comparativamente à monarquia espanhola - à custa da miséria causada aos outros, aos que o elegeram, à maioria dos portugueses. Maioria que é pé rapado e que embarca nas loas destes grandessíssimos aldrabões da política nacional.

Evidentemente que acredito muito mais no senhor D. Duarte Pio do que em Cavaco Silva, sem sombra de dúvidas.

Aqui é referido quanto nos custa mais do que em Espanha o Palácio de Belém. É uma diferença abismal. E se compararmos quanto custa a Portugal e aos portugueses a Assembleia da República? E os ministros? E todos os outros penduras que vão de Secretários de Estado aos Assessores e por aí além? E os boys? E as vacas? E se os mandássemos catar piolhos em vez de nos estarem as esmiuçar o quase nada que resta?

São mesmo uns sem-vergonha.

Evidentemente que a Monarquia, como a República, tem os seus grandes “podres” e inconvenientes, contudo, o exemplo trazido pelo rei apeado, Duarte de nome, faz-nos meditar e indignar. Direi que nos abre os olhos para os comportamentos indignos destes políticos queirosianos, por ele descritos já há cem anos, que continuam a existir e a sugarem-nos indevidamente, alimentando o prazer da pequenez das suas estaturas morais. Quem pode olhar para Cavaco Silva com bons olhos? Nem para ele nem para a maioria dos que se governam alegando governar-nos. Políticos honestos, precisam-se! Existirão?

Presidência da República portuguesa
custa 5 vezes mais do que a casa Real espanhola

TSF – 16 Abril 2010

A Presidência da República portuguesa custa cinco vezes mais do que a Casa Real espanhola, em valores absolutos e 18 vezes mais por habitante, revelou quinta-feira à noite, na Figueira da Foz, D. Duarte Pio de Bragança.

Aludindo a diferenças entre os custos dos sistemas monárquico e republicano, o pretendente ao trono nacional frisou que o Presidente da República português, anualmente, «custa cerca de 2,9 euros por habitante» enquanto os encargos por habitante do Rei de Espanha representam «uns cêntimos por ano» aos cidadãos espanhóis.

«Em valores absolutos é cinco para um, por habitante é 18 vezes mais. O palácio de Belém sai muito mais caro do que o palácio real espanhol», disse D. Duarte.

Acrescentou que a monarquia inglesa, a mais cara do Mundo, é «a única» que é mais cara do que a República Portuguesa.

«Mas [os ingleses] são reis de uma dúzia de países, entre os quais o Canadá, Austrália e Nova Zelândia», argumentou.

Outra diferença entre o sistema monárquico e republicano espelha-se, segundo D. Duarte Pio, nas visitas de Estado.

«O Rei de Espanha, quando viaja, ou vai num aviãozinho militar pequenino ou vai num avião de carreira. Nunca ninguém viu o Rei de Espanha requisitar um avião inteiro de uma companhia aérea para fazer uma viagem de visita oficial», sustentou.
.

2 comentários:

Ricardo Gomes da Silva disse...

Caro,

tomei a liberdade de publicar o seu post aqui:
http://www.somosportugueses.com/modules/news/article.php?storyid=1821

bem haja

António Veríssimo disse...

Fez bem se lhe agradou. Disponha sempre.

As prosas simplesmente revelam o meu estado de espírito e como interpreto o que observo no quotidiano.

Vejo um Portugal triste e isso doi-me, pelos que cá ficam. Vejo o mundo refém de uma globalização selvagem e isso dói-me, pelos que cá ficam.

Façam o que puderem, para melhor, para que seja diferente e justo.

Obrigado