sábado, 12 de fevereiro de 2011

A PSP COWBOY, SEM RISCO DE VIDA, PODE DISPARAR?

.

POLICIAS QUE MATAM SEM MOTIVO
SÃO BANDIDOS E NÃO PRESERVAM A SEGURANÇA PÚBLICA

Notícia atrasada mas de muitos dias. De volta e meia aquilo acontece e a sensação do cidadão comum é a de que temos polícias na PSP e também na GNR que extrapolam as suas funções e cometem ilegalidades e desumanidades que, para mal de todos nós, ficam impunes ou quase.

A Agência Lusa dava conta em 31 de Janeiro último de um individuo que foi assassinado pela PSP numa perseguição automóvel em que não se vislumbra no relato que os perseguidos tenham usado armas de fogo que fizessem perigar a segurança dos policias perseguidores ou de transeuntes. Assim sendo devemos deduzir que na matilha de perseguidores iam por lá cowboys, o que já nem é novidade. Isto está a repetir-se demasiado.

Pergunta-se: para quando ficar claro para os agentes da PSP que uma arma de fogo, letal, só deve ser usada em última instância, se o oponente fizer perigar vidas? Para quando assistirmos a qualificação de assassinos aos agentes que não observem as regras de humanidade que é suposto deverem cumprir?

Os cidadãos querem ver a polícia realmente atuante e a proteger a sociedade com rigor mas nunca que sem razões usem e abusem das armas de fogo ou da qualquer espécie de violência excessiva e injustificada. Mas não é o que vimos da PSP ou na GNR. Não é nos casos em que só os conhecemos restritamente ou naqueles que vêm a público. E, a público, os que casos aparecem é logo para dar a saber que cidadãos foram espancados ou assassinados por agentes desumanos, cobardes, malfeitores e conspurcantes da policia que nos deve garantir segurança e não insegurança.

Todos sabemos sobre o aumento da criminalidade. Quanto mais e maiores dificuldades o povo de um país atravessar maior é a criminalidade, isso é comprovado pelas estatísticas. Para isso a PSP tem de estar preparada. Mas não significa que desate a matar por dá cá aquela palha. A palha, neste caso, era uma viatura furtada e nada mais. É o que está na notícia e é o que já aconteceu em reprise por mais de uma vez. Não apanham a viatura para a interceptar e vai daí tiro e queda. Ou seja: tiro de assassino e queda de um cidadão que estava na posse de algo indevido… mas que não pôs os agentes em risco, nem, pelo que se percebe, pôs em risco outros cidadãos.

O que precisamos é, defacto, de uma PSP (Policia de Segurança) e não de uma PB (Polícia de Bandidos). Acreditamos que na maioria dos casos os agentes se esforçam por pertencerem e merecerem a primeira, mas há muitos que pertencem há segunda e isso é inadmissível. Fruto da impunidade e de brandos costumes nas punições dos prevaricadores, de cumplicidades ao mais alto nível Eis o resultado: polícias cowboys e tão bandidos ou mais que os tais marginais que perseguem. Exigir uma depuração não é demais. Se calhar a começar pelos topos das hierarquias, na PSP e na GNR. Até nos ministros da tutela.

Queremos segurança e bons polícias. Bandidos e impunidades são adversos ao Portugal justo e democrático que as gerações mais antigas conseguiram implementar após décadas de luta contra a injustiça e a ditadura. Bandidos nas polícias, não obrigado!

Segue-se a notícia e um comentário na mesma da fonte de compilação.

Homem morre baleado pela PSP no Lumiar após perseguição policial

MSN - LUSA

Lisboa, 31 jan (Lusa) - Um homem que circulava numa "viatura furtada" morreu hoje ao ser baleado pela PSP no âmbito de uma perseguição policial na freguesia do Lumiar, em Lisboa, disse à Lusa fonte daquela força de segurança.

"Elementos da PSP perseguiram uma viatura furtada com dois homens e um deles acabou por ser atingido mortalmente pela PSP. O outro está detido", avançou a mesma fonte, referindo que o incidente ocorreu na Azinhaga da Cidade, em Telheiras.

"A viatura policial foi acidentada e um polícia ficou com ferimentos ligeiros", acrescentou. A Polícia Judiciária já esteve no local e durante a tarde será divulgado um comunicado sobre a ocorrência.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) revelou ter recebido a chamada sobre o incidente cerca das 13:00, hora em que foram mobilizadas para o local uma ambulância e uma viatura médica de emergência e reanimação do Hospital Curry Cabral.

HÁ QUEIMA-ROUPA

terça-feira, 1 de Fevereiro de 2011

SOMOS POLÍCIAS OU SOMOS CAÇADORES DE PRÉMIOS?

Não sei como é, mas talvez nada como fazer um treino com a polícia americana. Perseguições diabólicas e apanham sempre o ladrão vivo, para ser julgado. Aqui o ordenado é baixo e atira-se a matar - é mais fácil e gasta-se menos dinheiro em gasolina.

Isto nem de perto nem de longe se pode comparar com a América. Lá compram armas topo de gama nos supermercados. Lá, os polícias, trabalham mais com a massa cinzenta, ou cérebro, e não metem as viaturas todas ao mesmo tempo na revisão mas sim uma de cada vez. Para mais é um país rico ou faz de conta. Ah, mas nós aqui ganhamos 1.200 euros. Está bem, e andam fardados e armados. Então vão para uma empresa produzir e ganhar 600 euros por mês. E, ainda desse dinheiro, com um pouco de “sorte” serem assaltados por marginais ou pelo radar, que é mais fácil para apresentar serviço. O governo agradece, o importante fica por fazer.

Somos assim e não me venham dizer que os ladrões chegam primeiro a casa porque o dever como policia, sempre que os apanham em flagrante delito, é levá-los a tribunal novamente - porque numa empresa todos os dias os trabalhadores vão fazer a mesma coisa, cada qual na sua missâo.

MAS COM TODOS ESTES DEFEITOS TEMOS UMA “EXCELENTE POLÍCIA”! (…)
.

Sem comentários: