Embaixadora Edukasaun esclarece em comentário:
É de lamentar o facto do autor deste artigo ("Timor-Leste: REFORMA NO ENSINO BÁSICO PRETENDE ABOLIR LÍNGUA PORTUGUESA") não ter estudado bem a matéria. A “Política da Educação Multilingue Baseada na Língua Materna” pretende ajudar o estado timorense a alcançar os seguintes objectivos, em conformidade com as normas e a boa prática internacionais:
♦ Objectivos da aprendizagem através da facilitação de maior acesso às matérias curriculares, incluindo cognitivamente a busca de informação e capacidades abstractas. Todos os alunos poderão ser multilingues (falando fluentemente todas as línguas visadas) e multiliterados (aptos a ler e escrever todas as línguas visadas) a fim de maximizar os benefícios cognitivos e comunicativos.
♦ Objectivos Linguísticos através do ensino da literacia inicial na primeira língua dos aprendizes, provendo bases de competências que prontamente possam ser transferidas para as línguas adicionais (Tetun, Português, etc.)
♦ Objectivos sociais económicos através da optimização da conexão casa-escola, criando maior coesão da família, maior taxa de participação nas escolas, melhorias nas taxas de sucesso em todas as escolas, e realização mais equitativa em toda a linha divisória de género, regional, rural e da classe social.
Pode-se ler o texto completo da Política e o seu Plano de Implementação aqui:
http://www.scribd.com/collections/3046404/Education-Policy-Law-and-Research
*Nota PL: Ver Timor-Leste: REFORMA NO ENSINO BÁSICO PRETENDE ABOLIR LÍNGUA PORTUGUESA, em Página Global. Recomendado especial atenção aos respetivos comentários naquela página.
Sem comentários:
Enviar um comentário