segunda-feira, 16 de abril de 2012

Equipa de Lu Olo acusa apoiantes de Taur Matan Ruak de violarem regras de campanha




AV, em Página Global, 14 março 2012


A equipa do candidato número três, Francisco Guterres Lu Olo, apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) por causa do comportamento dos apoiantes de Taur Matan Ruak.

“No passado dia 9 de Março, Taur Matan Ruak realizou campanha em Baucau. No entanto, os seus apoiantes utilizaram a bandeira da Fretilin, violando os artigos 5.° e 34.º dos regulamentos n° 03/STAE/X/2011”, informou Josefa Alvares Pereira Soares, coordenadora da equipa do candidato Lu Olo da região Baucau, na carta apresentada à CNE, no dia 10 de Março.

A carta acrescenta ainda que “o candidato Taur Matan Ruak tem a obrigação de informar os seus apoiantes de que só o próprio candidato Francisco Guterres Lu Olo é que poderá utilizar a bandeira da FRETILIN durante a sua campanha visto que este é um dos materiais de campanha segundo diz artigo 3, n° 3 do regulamento n° 03/STAE/X/2011”.

No fim da carta, é pedido à CNE que tome as medidas certas para que no futuro não se repitam situações semelhantes.

Opinião Página Global

Eventualmente o candidato Taur Matan Ruak está à margem destes procedimentos da pandilha Xanana-CNRT, caracterizados por “Contra a Fretilin mas querendo fazer-se passar por Fretilin”. Mas, mesmo estando à margem de tais irregularidades, desonestidades até – que já estão fartas de ocorrer - não se tem dado por que tivesse imposto regras básicas à pessoa e partido que o elegeu como candidato. Por isso e muito mais podemos perspetivar que o general Taur vai ser um pau mandado nas garras de Xanana-CNRT caso venha a ser eleito presidente da República de Timor-Leste? Sim, podemos. Infelizmente é aquilo que já se indicia. (Redação PG – AV)

Destaque

Sem comentários: