domingo, 1 de abril de 2012

Sobre Timor-Leste: JORNALISMO DA TRETA NÃO FOI DA LUSA MAS SIM DA ABC AUSTRÁLIA!




AS NOSSAS REDOBRADAS DESCULPAS

Há dias atrás usei o Página Global no título A AGÊNCIA LUSA E O JORNALISMO DA TRETA PARA TIMOR-LESTE por causa de uma notícia relacionada com o título do Timor Hau Nian Doben que referia uma grave gaffe da Lusa com o título NOVA ZELÂNDIA NÃO VAI MANDAR MAIS TROPAS PARA TIMOR, isto porque anteriormente a Agência Lusa anunciou que a Nova Zelândia ia enviar mais tropas e dois helicópteros para Timor-Leste – o que não era verdade, nem é. Hoje, como pode ver já na postagem a seguir a Nova Zelândia esclarece que não vai aumentar número de militares em Timor-Leste.

Cá por mim desanquei na Lusa e nos profissionais que elaboraram a notícia sem o devido profissionalismo. Não fazia então ideia de que a Lusa estava a errar por via da famigerada ABC da Austrália e que muitas outras publicações foram no engano provocado pela ABC, como pode ver AQUI e AQUI para que sirva de amostra. Outras haverá.

Devemos compreender que os profissionais da Lusa tivessem deixado passar tal notícia errada induzidos em erro pela ABC – também nós confiámos na Lusa e publicámos no Página Global a referida notícia. Pena que afinal tenham sido os profissionais da Lusa os maus da fita para os que consumiram a notícia em português e ainda mais lamentável que por aqui o Página Global e eu próprio tenha desancado na Lusa nesse aspeto com grande injustiça. Pelo Página Global e por mim próprio apresento redobradas desculpas. Isso não significa que não consideremos dever estar críticos relativamente à ausência de notícias de Timor-Leste em português como temos vindo a referir. O seu a seu dono.

Quanto à ABC, que criou esta nova moda de jornalismo a inventar notícias sobre Timor-Leste, tudo o que foi de desancar a Lusa e profissionais da Lusa remetemos para os causadores da gaffe, a ABC. Mas a dobrar. Como fomos todos ludibriados e por aqui proferimos considerações injustas para quem não merecia, queremos agora por bem destiná-las à ABC e aos seus profissionais “inventores” da notícia… Triplicando a descompustura porque a dobrar é pouco. O seu a seu dono. A não ser que agora surja a ABC esclarecendo que afinal foi outro alguém que os induziu em erro… Querem ver que isto não pára, por uma coisa de nada, de caracacá. Sorte que vim aqui na hora H. O seu a seu dono. Para a mesa da ABC não pode ir mais álcool. Mi liga, vaiii.

Sem comentários: