domingo, 1 de abril de 2012

Timor-Leste: HAJAM DEUSES, PARA VERGONHA DA AGÊNCIA LUSA!




O coletivo de Página Global tem vindo a tecer críticas à ausência de notícias de Timor-Leste por parte da Agência Lusa. Eu próprio já assinei um ou dois textos nesse sentido. Nessa sequência deparámos com a reação positiva de Zizi Pedruco, timorense, do blogue Timor Hau Nian Doben. Ela afirmou que apesar da sua falta de mais tempo para dedicar ao seu blogue iria fazer os impossíveis para traduzir algumas notícias do tétum para português a fim de que os que não dominam o tétum possam acompanhar minimamente aquilo que se passa no país do sol nascente.

Meu dito, meu feito. Quem se dispuser a visitar aquele blogue tem lá três títulos de interesse sobre Timor-Leste, em português. Coisa que nem a Lusa - e raramente o Sapo TL - fazem como devem, todos os dias. Pois então, todos os dias porque todos os dias existem títulos de interesse sobre a atualidade timorense. Não só sobre as “verdades” oficiais do governo corrupto de Xanana Gusmão-AMP, mas principalmente sobre o descambar e a miséria que aquele governo tudo faz para que não nos apercebamos… em português e no exterior do país. Nisso, a Agência Lusa também tem sido bastante colaborante com a "verdade" oficial e o Sapo TL está a “ir na onda”.

Eis os títulos em Timor Hau Nian Doben:


IRRESISTÍVEL VONTADE DE ENALTECER E AGRADECER

Foi exatamente ao visitar o THND esta manhã, ao deparar com as traduções para português de ao menos três notícias, que senti uma irresistível vontade de agradecer a Zizi Pedruco e ao THND. Fui direitinho aos comentário do blogue para o fazer, mas… os comentários do blogue estão fechados – pelo menos não tive acesso com a minha conta Google.

Por esse motivo optei por trazer para aqui o referido comentário. Seria injusto se não o fizesse, nem me sentiria bem se não usasse da vantagem de poder dispor do Página Global para enaltecer e agradecer a Zizi Pedruco e ao THND. Acredito que outros o gostariam de fazer. Possivelmente até a Lusa, porque alguém está a fazer gratuita e voluntariamente o que a ela lhe compete. Pensando melhor, talvez não tenha vontade de agradecer… É que assim as traduções vão poder trazer ao conhecimento de mais uns quantos a miséria e caos em que muitos timorenses sobrevivem, quando em Portugal e na restante comunidade lusófona ainda se pretende “vender” a ideia de que Xanana Gusmão e o seu regime é democrático e justo. Chama-se a isso pretender manipular a realidade absoluta. Passemos ao texto que se destinava a um simples e grato comentário no blogue timorense Timor Hau Nian Doben. O resto “são cantigas”.

Minha estimada e incomparável amiga Zizi

Aqui está o que compete fazer aos que andam de barriga ao sol em Díli, em Bali e imediações, recebendo muitos milhares de euros, provavelmente sem se importarem com a sua falta de profissionalismo, as suas incompetências, os seus xicos-espertismos que nos mantêm na ignorância daquilo que acontece e é dito por várias personalidades em Timor-Leste, não informando... nem formando, ocultando. Refiro-me aos destacados da Lusa e da RTP que tanto nos desiludem. E se não a eles pelo menos aos responsáveis de topo de ambas as empresas. Haja quem esclareça.

Este é trabalho demais para si, Zizi, e sabe que falo com conhecimento de causa, porque em tempos dediquei imensas horas do dia a TL por “carolice”. Rendo-lhe a minha grata e sincera homenagem.

O coletivo do Página Global não é isto que pretende, este seu enorme esforço, mas sim que sejam os que são pagos para informar devidamente sobre Timor-Leste, em português, que façam o que lhes compete. Assim como aqueles que os dirigem saibam fornecer-se dos tradutores de tétum para português que possibilitem apresentar as notícias na língua oficial da CPLP, o português. Iremos pugnar por isso, porque é aquilo a que temos direito, porque é aquilo que deve acontecer.

A vergonhosa realidade relativamente ao trabalho não realizado pela Lusa nem pela RTP em Timor-Leste deve ter um fim.

Aos portugueses e outros irmãos da lusofonia cabe-nos agradecer a sua iniciativa, mesmo sabendo que a sua resistência tem um limite e que não poderá manter a realização destas traduções por muito tempo devido aos seus afazeres profissionais e familiares.

Há santos que não merecem estar no altar, por isso tiro de lá um desses e ponho-a lá a si. Em frente escarrapacho um quadro da vergonha para a Lusa e para a RTP. Merecem.

Permita-me que faça uso deste seu esforço para o divulgar a meu modo no Página Global.

Obrigado amiga!

Sem comentários: