sábado, 26 de abril de 2008

Fidel: REGIME RIDÍCULO QUE SÓ AGORA ME MOSTRA A MESQUINHEZ


MENTALIDADES TACANHAS ENSINAM-NOS A “DESACREDITAR”

Não conheço Cuba e de Cuba guardava, pelos vistos, aquelas ideias românticas das revoluções da minha juventude, que agora, desde há muito, se vão esboroando como castelo de cartas sob mesa pé de galo coxo e desengonçado. Nada fica de pé, tudo não passa de desilusões.
Para quem está a aproximar-se a todo-o-vapor do final da vida… esta é mais um madeiro para a fogueira onde ardem as ditas ilusões que já não são.
Tem sido assim que tenho conseguido reunir forças para saber que, no fim de tudo isto, é preciso desacreditar, desconfiar, o que me cansa.

Li e não queria crer. Em Cuba passou a ser permitido usar rádios portáteis, secadores de cabelo, aspiradores, máquinas de lavar roupa – possivelmente as de loiça ainda não – cotonetes, possivelmente papel higiénico…
Mas o que é que é isto???!!!
Como pode um indivíduo, dito revolucionário, proibir o uso de coisas tão elementares nos dias de hoje, de há décadas?
Revolucionário?
Reaccionário, quer-se dizer. Reaccionário ao progresso, à possibilidade de aproveitar a tecnologia para termos tempos livres para o ócio, para o descanso, para lermos, escrevermos, comunicarmos, passearmos, amar, namorar, estar uma hora sentado na sanita a ler… o Granma ou o Washington Post, por exemplo.
Que desilusão!

Sei que amigos terei, sem dúvida que são meus amigos, que me vão “dar na carola” por estar a escrever assim. Eles, como eu, acreditavam e possivelmente ainda acreditam na Revolução Cubana.
Pergunto: depois deste ridículo ainda acreditam? Eu não!
Lá se vai mais uma ilusão, transformada em “des”, para a fogueira.
El Comandante fez isto? Mas o que é que ele tinha na cabeça?
Coisas tão simples e que trazem prazer, comodidade, e vem ele e zás! Pior que Salazar! Porra!
C’um caraças, se eu vivesse em Cuba, se fosse cubano, estaria preso, seria um dissidente. Eu desatinava com tamanha estupidez e prepotência!
Nunca pensei que o Comandante me desiludisse com coisas tão mesquinhas.
Faço uma pequena ideia do resto porque agora dá para pensar tudo!

Lá virá o argumento. Pois, e o bloqueio? E a abolição da sociedade de consumo que é a base do capitalismo? E, e, e o caraças!
Assim, ainda estaríamos na idade da “pedra lascada”.
Desculpem lá mas eu não sabia desta e fiquei horrorizado com uma “carola” que inculca tamanha mesquinhez e a impõe a outros, ao povo, ao país.
Saberá Fidel e os tais como ele que são estes exageros que derrubam a possibilidade de se construir uma sociedade mais justa?
Duvido que saiba. Para pensar como pensa só já deve ter caca de galinha lá dentro.
Por mim fico bravo quando me desiludem. Sejam Xananas ou Fideis, ou Hortas, ou até a minha mãezinha que Deus tem – e que nunca me desiludiu.
São regimes destes que desacreditam as revoluções e fomentam o surgimento de sucessivas mentalidades tacanhas que nos ensinam a “desacreditar”.
Desacreditar, é preciso!

1 comentário:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom