sábado, 26 de abril de 2008

Futebol: VAMOS NESSA... VIVÓ BENFICA!


Apercebi-me que nos comentários do TLN houve quem tivesse encontrado no futebol e no próximo confronto Sporting-Benfica pretexto para comer uma mariscada e sugar umas cervejolas.
.
Que bom, diversificarmos a conversa e partirmos para o desporto-rei-do-capital, que move montanhas de pessoas, as entusiasma e que até pode uni-las desportivamente em algo comum, que permite que partamos à descoberta que os nossos iguais, rivais ou não, são ainda mais iguais do que aquilo que imaginávamos, apesar de serem diferentes. E assim acontecem sãos convívios e se fazem amizades.
Que raio de coisa escrevi aqui atrás. Entenderam? Bem, deixa ficar assim porque eu entendo.
.
Toda esta conversa "fiada" para expressar o meu contentamento por me aperceber que aqui, no TLN, também nos entendemos em muita coisa, apesar de termos opiniões diferentes em outras tantas muitas coisas. Faz parte do género humano, meus grandes companheiros destas "internéticas" horas em que nos juntamos, separamos, discordamos, concordamos e até desatinamos. Mas, importante são as opiniões serem respeitadas e, principalmente, o género humano a que nos referimos.
Mas vamos lá ao futebol.
.
Sem querer arranjar polémica desagradável, se for agradável tudo bem, desculpem-me mas não resisti a alojar no título um bom "Vivó Benfica". Se sou do Benfica como quereriam que escrevesse, para mais no título, Vivó Sporting? Essa parte deixo para um sportinguista que queira aqui escrever!
Considero que no futebol não é como na política, muito menos na partidária.
No futebol não há cedências, nem pode haver. O nosso clube é o maior, o melhor, o mais formoso e bem organizado. Disso não se pode nem deve sair.
Nas opiniões clubisticas devemos respeitar todos mas nós próprios jamais poderemos reconhecer, dizendo-o, que o nosso clube jogou pior que o adversário. Não. A culpa foi do árbitro, ou do campo, do vento, etc. Nossa culpa é que nunca e fomos os que melhor jogámos. E foi uma enorme injustiça termos perdido, etc.
Em política é diferente. O nosso partido (de quem tem) pode errar e temos de o reconhecer. Podemos levar um pouco a dizê-lo mas só não o reconheceremos perante a razão se formos malucos. É que a política de um país diz respeito a todos nós, ao nosso presente, ao nosso futuro e dos nosso filhos e dos nossos netos, dos nossos amigos, de todos nós.
Gosto do futebol porque até permite que os burros sejam teimosos, a política não - a não ser aos casmurros.
Isso não significa que também no futebol não possamos ser "democráticos". Exactamente por isso deixo aqui poucas mas sábias palavras de Xanana - oh, enganei-me - de Chalana e... muita "palha" do Paulo Bento.
Deliciem-se.
.
BENFICA
.
Chalana: "VAMOS A ALVALADE PARA GANHAR"
.
O treinador do Benfica, Fernando Chalana, diz que os jogadores «estão com garra e vontade de consolar os benfiquistas» e garante que a equipa vai a Alvalade para «ganhar» e garantir um lugar na final da Taça de Portugal no Jamor.
.
«Não há muito para falar, há muito para fazer, isso é que é importante. Ninguém gosta de perder, muito menos da maneira que perdemos», confessou Chalana, recordando a pesada derrota na Luz com a Académica.
«Estamos concentrados para este jogo, eles (jogadores) sabem o que têm a fazer.
Querem jogar no Estádio Nacional, estão com garra e vontade de consolar os benfiquistas que sofreram com a derrota com Académica.
Vão fazer o possível e o impossível para estar no Jamor», garantiu o técnico dos «encarnados».
Apesar de jogar fora em casa de um rival, Chalana garante que o Benfica vai «a Alvalade para ganhar». «Não tenham dúvidas nenhumas. Não vamos para defender, vamos para ganhar», concluiu.
.
SPORTING
.
Paulo Bento: "COMPETENTES, INTELIGENTES E SOLIDÁRIOS"
.
Paulo Bento está convicto na presença do Sporting na final da Taça de Portugal. O treinador leonino diz que a sua equipa terá de ser «competente, inteligente e solidária» no derby com o Benfica, para o qual, defende, o rival da Luz partirá com «enorme pressão».
«Todos os momentos são bons para defrontar bons adversários, para ter mais um momento de decisão e jogar mais um acesso a uma final. O Sporting pode disputar a segunda final consecutiva na Taça de Portugal, o que não acontece há vários anos. Queremos defender o troféu que conquistámos», afiançou Paulo Bento, defendendo que o actual momento de águias e leões terá pouca influência no embate de Alvalade: «Um jogo destes não tem muito a ver com o momento das equipas, ambas estão preparadas para encará-lo. A rivalidade e o mediatismo do jogo levam a que seja muito mais fácil focalizar os jogadores».
No entanto, o técnico leonino não deixou de alertar para o maior tempo de descanso do Benfica [jogou com a Académica na sexta-feira, enquanto o Sporting defrontou o Leixões no domingo], bem como para o facto de a equipa que orienta ter tido um calendário mais preenchido.
«Há questões que podem ser importantes, como o descanso das duas equipas, agregado ao número de jogos que cada uma disputou nos últimos tempos. Por isso, o Sporting terá de ser competente, inteligente e solidário. Com estes três argumentos teremos todas as possibilidades de chegar à final da Taça», vaticinou.
Paulo Bento considera que a formação orientada por Fernando Chalana «tem qualidade, grandes jogadores, fez um grande investimento para conquistar o título e está na luta por outro objectivo na Liga [segundo lugar] e numa posição mais difícil que a nossa». Assim sendo, nota, os encarnados têm uma «pressão enorme neste jogo, maior que a do Sporting».
Convidado a comentar as declarações de Filipe Soares Franco, em alusão ao «derby» com o Benfica, nas quais esclareceu que nenhum resultado pode salvar uma época no Sporting, Paulo Bento respondeu: «O presidente tem o segundo lugar como objectivo a alcançar na Liga. Nunca o ouvi dizer, porque não o sente, que queria deixar de chegar o mais longe possível na Taça UEFA ou deixar de estar presente na final do Jamor, e conquistá-la. O que o presidente tem dito é que, na Liga, o nosso objectivo mínimo é o segundo lugar, porque dá acesso à Liga dos Campeões. Sabemos que o segundo lugar é o primeiro dos últimos e permite ao clube ter um encaixe financeiro».
.
Apontamentos desportivos retirados de A BOLA ON-LINE

Sem comentários: