quinta-feira, 30 de outubro de 2008

HÁ MALANDROS EM TODOS OS LADOS DO GLOBO

.

Em todo o lado do Globo há malandros. Também na Indonésia existem, como em Timor-Leste, na Austrália, na Ásia, na Europa, Américas ou em África. Uma dúzia de tamil estão a ser vítimas desses malandros e empancaram em Timor-Leste julgando que estavam quase na Austrália… mas o quase é muito longe.

Pobres coitados que vieram sendo enganados por indivíduos sem escrúpulos desde a sua conturbada pátria, a milhares de quilómetros de distância. Teriam a sorte de chegar a boa terra… há umas dezenas de anos atrás, mas atualmente tudo está diferente. Agora já existem timorenses tão egoístas quanto quaisquer outros humanos do globo. Agora já existem timorenses que se esquecem de que também eles têm sido bafejados pela solidariedade de imensos cidadãos do mundo e que também por isso o país deles é um país. E que por ser um país deve saber observar todo o apoio e proteção que os refugiados de qualquer nacionalidade ou pigmentação merecem.
Sinto muita tristeza por constatar que já existem timorenses tão esquecidos, egoístas, e que brincam com um assunto tão sério.

Evidentemente que os tamil falaram do pior modo sobre como foram recebidos em Timor-Leste. Até consideram as pedras piores que as balas. Também deve ser evidente que eles estão muito desorientados. Mais evidente é ainda que o governo timorense deve dar-lhes todo o apoio e proteção, cumprindo o estatuto dos refugiados das UN. Se for o caso, a própria UNMIT deve ter o que fazer e uma palavra a dizer.

Uma certeza tenho: não é preciso procurar muito para encontrar verdadeiros timorenses, dos que honram o saber receber dos seus antepassados. Vai ser a sorte merecida dos tamil. Muito obrigado a esses meus irmãos do mundo e do país e povo que guardo no meu coração.
.

Sem comentários: