quarta-feira, 19 de novembro de 2008

AI, AI, AI, AI, AI… PUERTO RICO

.

A notícia já é conhecida por tão velha ser, mas olhem que vem com data de ontem e actualização do Público de hoje, 19.11.08, os actores é que são outros, de nomes diferentes. Neste caso é Dias Loureiro, entre outros “grandes” nomes que são referenciados em ilegalidades.

A notícia está mais em baixo, todinha, e só vem provar uma vez mais quanto estas altas personalidades são cúmplices de patifarias que melhor não se pode chamar senão crimes de lesa economia nacional e muito mais.

Dias Loureiro, antes ministro de Cavaco, por exemplo, mas também de outros – parece que por duas ou três vezes em governos PSD – está na tramóia do crime. Dias Loureiro ex-ministro, Dias Loureiro ex-director, Dias Loureiro, ex-administrador de milhentas “coisas”, Dias Loureiro em lugares vips e de destaque… até agora, desta feita, em que se lhe descobre minimamente a careca e se conclui que o sujeitinho também é adepto da trapaça, de ilegalidades. Ilegalidades que serão minimizadas e o farão ser beneficiário de impunidades, como de costume.

Costuma-se dizer que uma mão lava a outra, ou seja, a cambada que desfruta ciclicamente do Poder protege-se uma à outra, é o caso do PS e do PSD, dos seus “ilustres” e “super” militantes. Quais são eles? Pois, segundo a vox populi são todos ou quase todos. Mais um caso para “abafar” e ficar em “águas de bacalhau”. Eles são mais que as mães, por isso assobiem para o lado e cantem: ai, ai, ai… Puerto Rico…
E a Justiça onde é que anda? Também a assobiar para o lado e a cantar... ou também de mãos dadas com tudo isto? Quem não sabe a resposta?

Dias Loureiro participou pelo Grupo BPN
na compra de empresas que foi ocultada das autoridades

Cristina Ferreira – Público – Luís Ramos, foto

A operação de aquisição de duas sociedades com sede em Porto Rico pela Sociedade Lusa de Negócios (SLN), em 2001 e 2002, numa transacção ocultada das autoridades e não reflectida nas contas do grupo, foi liderada por José Oliveira e Costa, antigo líder do Grupo SLN/Banco Português de Negócios (BPN), e por Manuel Dias Loureiro – na altura administrador executivo do mesmo grupo. A operação envolveu duas empresas tecnológicas, contas em offshore e um investimento de mais de 56 milhões de euros por parte da SLN.

Oliveira e Costa e Dias Loureiro foram os gestores que se deslocarem a Porto Rico para tratar do negócio de compra de 75 por cento da NewTechnologies, em Dezembro de 2001, e de uma posição 25 por cento na Biometrics Imagineerin, um mês depois.

As duas empresas estão registadas naquele paraíso fiscal, que é território norte-americano. A SLN adquiriu a Biometrics, empresa que se encontrava falida, e a NewTechnologies, esta sem qualquer actividade. As duas tinham ainda ligações à Tracy Beatle, gerente da sociedade inglesa Dual Commerce & Servisses, e a Neelai Patel, secretária desta sociedade.

A Dual Commerce controla a sociedade brasileira Fuentes Participações, para onde foram enviadas por sociedades do universo SLN, designadamente, o Banco Insular e o BPN Cayman (ver PÚBLICO do passado sábado), verbas superiores a 30 milhões de euros. A Dual Commerce é, por sua vez, detida por sociedades trust (gestão de fortunas) com sede no paraíso fiscal de Gibraltar.

Contactado pelo PÚBLICO, Dias Loureiro recusou comentar o seu envolvimento, assim como a sua presença na SLN e no BPN. Mas garantiu que “está disponível para prestar todos os esclarecimentos que as autoridades entenderem necessários sobre a sua actividade no grupo SLN/BPN.”

Dias depois da nacionalização do BPN, o ex-ministro da Administração Interna e ex-deputado do PSD garantiu à Lusa desconhecer quaisquer irregularidades cometidas pela gestão de Oliveira e Costa: "Nunca tive conhecimento de problemas relacionados com o BPN."

A ligação do ex-ministro de Cavaco Silva à SLN remonta a 2000. Foi nesse ano que vendeu a Pleiade (que possuía com José Roquette) à SLN, tendo, por contrapartida, ficado com uma posição accionista. A alienação arrastou consigo uma empresa em Marrocos, da área das energias, e levou ao afastamento de José Roquette deste grupo.

A 30 de Novembro de 2001, Dias Loureiro foi nomeado administrador executivo no Banco Português de Negócios. Dias depois deslocou-se com Oliveira e Costa a Porto Rico onde trataram da aquisição das duas tecnológicas (que fabricavam máquinas alternativas às usadas pela rede multibanco), um dos cinco dossiers a que Dias Loureiro esteve ligado enquanto gestor da SLN. A Biometrics encerraria as portas três meses depois de ser adquirida pela SLN, tendo a NewTech decretado falência por falta de actividade.

No passado sábado, o semanário Expresso mencionou estas transacções, chamando a atenção para o facto de o investimento realizado pela SLN na Biometrics e da Newtech "ter ficado muito acima daquilo" que as participações realmente valiam.

A discussão à volta dos termos comerciais associados às operações porto-riquenhas, e o destino a dar à marroquina, levaria ao afastamento entre Dias Loureiro e Oliveira e Costa.

Nove meses depois de ser indigitado administrador do BPN SGPS, Dias Loureiro deixaria o lugar, tendo em 2003 vendido as suas acções da SLN e renunciado a desempenhar funções executivas na holding. No entanto, manter-se-ia como administrador não executivo até 2005, com o pelouro de uma empresa de componentes de automóveis, detida em 50 por cento pela SLN (e a que estava ligado desde sempre).

Na área das novas tecnologias a SLN detinha uma outra empresa, a Datacom, que tinha acções numa fábrica italiana, a Seac Banch, especializada em leitura óptica de cheques. A Datacom ganhou o concurso para a implantação do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal, no tempo em que Santana Lopes era primeiro-ministro.
.
A adjudicação da infra-estrutura, que visava permitir a interligação entre as várias forças de segurança, a emergência médica e a protecção civil, tinha sido assinada três dias depois de o PS ganhar as eleições e quando era ministro da Administração Interna Daniel Sanches, que tinha sido administrador da SLN, por convite de Dias Loureiro.
.

Sem comentários: