terça-feira, 25 de novembro de 2008

BASTA DE SANGRARMOS POR TIMOR!

.

A manhã de hoje para mim foi terrivel. Logo pelas oito horas tive por companhia na mesa do pequeno almoço, no café do meu bairro, vários rolos de arame farpado que me arremessaram e que me puseram a sangrar… Ainda agora não pára.

Ler as matinais notícias, ouvi-las e vê-las, já é uma prática que considero masoquista. Com a globalização já nem importa situar que neste país está bem e naquele vai mal. Globalmente estamos na fossa. Uns povos mais que outros, mas estamos todos a chafurdar na mesma fossa, criada por políticos tóxicos que insistem em gerar o caos para todos nós, reservando a opulência, o direito a esbanjar, a estragar, a assassinar, a explorar selváticamente, para eles. Veremos onde isto vai parar, mas creio que a uma enorme e devastadora guerra mundial. Se continuar a procurar ler todas estas desventuras matinalmente não é ser masoquista, então não sei o que é ser masoquista.

Facto é que a maioria dos que apostam em se informar e assim se manter nas 16 ou 17 horas em que estão acordados já quase nem se admiram com o rumo que o mundo e os povos estão a levar, não será por isso que ficam a sangrar. Sangrar mesmo, creio que só acontece quando nos ferem naquilo que de nós faz parte, nosso corpo ou alma, espirito, sentimentos, o que quiserem. Foi o que me aconteceu esta manhã, ao ver-me cercado de rolos de arame farpado com as respectivas proeminências a rasgarem-me a carne, a alma, o espírito, os sentimentos, aquilo que quiserem chamar.

Feri-me logo de manhã, no Público, em prosa espectacularmente feérica de Pedro Rosa Mendes, jornalista da Lusa. Uma prosa que apesar de tanto ferir os timorenses e os seus amigos, o mundo, começo por agradecer ao autor, por nos transmitir a verdade timorense na sua óptica, com a sua sabedoria e sensibilidade, até com a sua mágoa por deixar perceber quanto gosta de Timor e dos timorenses. As tristes realidades timorenses são mais dolorosas que aquilo que muitos de nós julgávamos.

Não irei aqui fazer conversas do contra este ou aquele, direi simplesmente: a merda que está a acontecer é responsabilidade da ONU em sete de dez pontos, o resto sobra para os políticos e outros agentes timorenses por razões naturais (inexperiência) e intencionais. Tirem de lá o senhor Khare e todos aqueles parasitas que o rodeiam! Os políticos timorenses que se unam e que se deixem de merdas! Juntem-se numa Frente Nacional por Timor, corram com esses chulos internacionais, seleccionem os que realmente são por Timor. Senhores políticos timorenses, vão à luta, tão bem quanto foram à luta de libertação. Deixem-se de merdas, de manipular, de roubar, de mentir, de assassinar, de promiscuidades com os abutres que pairam nos céus e na terra timorense! Senhores bispos, rezem, só isso! Deixem-se também das vossas merdas!

Timor e os timorenses merecem o melhor.

Basta de sangrarmos por Timor!
.

Sem comentários: