segunda-feira, 24 de novembro de 2008

NO POUPAR É QUE ESTÁ O GANHO

.

A Presidência da República emitiu um comunicado sobre “insinuações” que alguns jornalistas fizeram ao relacionar de algum modo o PR com a desdita em que o BPN caiu, diz esse comunicado que o PR Cavaco nada tem que ver com o BPN, exceptuando ter sido um dos bancos onde tem lá umas poupanças, nada mais. Claro, no poupar é que está o ganho.

Não dá lá muito bem para perceber como há quem possa estar de má-fé com o PR ao ponto de querer lançar-lhe a rede da suspeição, da dúvida, nem que fosse numa “coisita” muito insignificante. Todos sabemos que nessas o senhor professor Cavaco Silva não brinca em serviço. Ele é um homem ascético e rigoroso. Indubitavelmente honesto.

Poderá ter muitos “defeitos” – se ser conservador é defeito – mas certamente que é preciso ter mentes doentias para admitir o que quer que seja menos claro da parte de Aníbal Cavaco Silva. Se aconteceu algo intencional por parte de jornalistas, se aconteceu, então estamos perante os tais “profissionais” que aceitam encomendas para aniquilar politicamente um individuo em favor de objectivos desonestos. É a trica política grave que nada tem a ver com jornalismo. Acho eu. Uma coisa é “estendermo-nos” num blogue que é algo muito pessoal, amador e efervescente, outra é exercer a profissão com o rigor devido. Quero acreditar que tudo não passa de uma enorme confusão.

Poupado como é, o PR de Portugal, desculpe lá mas não é de todos os portugueses, também poupa nas palavras e refugia-se nas “questões de Estado que não são para ser faladas em público”. Esta é que eu não percebo.

Independentemente do assunto que é e da personalidade abordada, de volta e meia ouvimos esta desculpa. Assuntos de Estado não são para ser falados em público. Mas qual público? Os portugueses? Então mas não é aos portugueses que interessa os assuntos de Estado? Não somos nós a Nação? E ficamos sem saber opiniões sobre assuntos específicos ou sobre o que pensa o PR sobre este ou aquele elemento do Estado porque não fala publicamente sobre assuntos de Estado? Então como é que podemos vir a saber e a perceber o que se passa? Irá o PR convidar os portugueses um por um para ter uma conversa em privado?

Ser poupado sim, mas tanto não. A não ser que na poupança de palavras esteja o ganho de alguém, que não saberemos quem, por ser uma questão de Estado. Com estas e com os “segredos de Estado” é que muitas vezes nos tramamos e nem vimos a saber de certas sacanices, ou então só vimos a ter conhecimento depois de umas boas décadas. É como o corno que foi corno toda a vida mas só o sabe na hora da morte da mulher porque ela o diz… para entrar no céu.

Mais não escrevo. É segredo de blogue. Fiquem com a notícia da Lusa e façam o favor de ler.

BPN: Cavaco Silva não comenta "em público" questões de Estado, questionado sobre Dias Loureiro

RE – Lusa - 24 de Novembro de 2008, 14:25

Sines, Setúbal, 24 Nov (Lusa) - O Presidente da República afirmou hoje que "não deve comentar em público" questões de Estado, quando interrogado sobre o lugar do conselheiro Dias Loureiro, ex-administrador do "holding" que controla o BPN, remetendo para a legislação que rege este órgão.

"Um Presidente da República desde logo não deve comentar em público questões de Estado e eu não faço comentários em público sobre membros do Governo, não faço comentários em público sobre chefes militares, sobre deputados ou sobre embaixadores", respondeu Cavaco Silva aos jornalistas.

Depois de ter emitido, domingo, uma nota oficial demarcando-se de qualquer ligação ou envolvimento em negócios, prestação de serviço ou mesmo empréstimos relacionados com o Banco Português de Negócios (BPN), o Chefe de Estado escusou-se hoje a tecer quaisquer comentários relativos à confiança em Manuel Dias Loureiro, conselheiro de Estado por escolha do Presidente.

"Neste momento difícil que Portugal atravessa, exige-se que um Presidente da República tenha o máximo de bom senso e ponderação e que saiba muito bem aquilo que deve fazer e aquilo que não deve fazer, tendo em conta as suas competências constitucionais, aquilo que deve dizer em público e aquilo que só deve dizer em privado", prosseguiu Cavaco Silva.

O Chefe de Estado mantém "conversas em privado com muita gente", referiu ainda: "com o primeiro-ministro, até com alguns ministros, com chefes militares".

O PR falava aos jornalistas à margem da inauguração da Casa de Vasco da Gama e do novo Museu de Sines, instalados no Castelo da cidade alentejana, recentemente recuperado.

Cavaco Silva, que há dez dias afirmara não ver razões para se questionar a continuação no Conselho de Estado de Manuel Dias Loureiro, remeteu hoje os jornalistas para a legislação que rege o Conselho de Estado.

"É bom estudar a legislação que rege os membros do Conselho de Estado", recomendou.
.

Sem comentários: