sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Trafulhas da Alta Finança: A JUSTIÇA PORTUGUESA APARENTA FUNCIONAR

.

PODEMOS ESPERAR SENTADOS?

A notícia não caiu como uma bomba porque os portugueses estavam à espera de que algo acontecesse para expurgar o que vem acontecendo na alta roda da banca e dos grandes negócios, foi sem surpresa, portanto, que ficámos a saber que José Oliveira e Costa, fundador do grupo Sociedade Lusa de Negócios, que integra o BPN, foi ontem detido na sequência de duas buscas domiciliárias feitas a uma quinta que possui na zona do Cartaxo e a uma residência em Lisboa, por suspeita de burla agravada, falsificação de documentos, fraude fiscal e branqueamento de capitais numa das investigações pendentes no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP).

A facilidade e rapidez como o caso evoluiu vem provar presumivelmente que tudo, ou quase tudo, era conhecido das autoridades mas que andavam num “deixa andar que pode ser que passe” – somos sempre levados a desconfiar.

Não passou, foi preciso fazer alguma coisa para calar as vozes dos “zés” que passam a vida a desabafar que são todos farinha do mesmo saco, que são cães grandes e que a Justiça está feita por eles e para eles, etc.

Um está a ser ouvido. Foi prestar ainda ontem declarações, regressou a casa e hoje irá continuar. Nada tem de criticável o facto de Oliveira e Costa ter ido passar a noite a casa, em respeito à sua condição humana, mas sabemos que fosse um perrepado suspeito de ter cometido um crimezito… ficaria logo na pildra “que era para não fugir” – estas diferenças é que são criticáveis e denotam que os “zés” até percebem a quem pertence a Justiça.

Já ontem à tarde se comentava por ruas e praças que este senhor Oliveira e Costa pode ter muitas culpas no cartório mas – perguntavam os “zés” – será só ele o único responsável? Os seus pares nas falcatruas não?

É aqui que chegamos a Dias Loureiro, que até esquecemos que é Conselheiro de Estado, para além das suas promiscuidades – como outros políticos – com a altíssima finança. Melhor será transcrever uma coluna de hoje, despachada pela Lusa, para depois desenvolver uma opinião que parece ser de muitos dos que nestas horas comentam o caso, os “zés pagantes”.

BPN: Dias Loureiro vai contar de "A a Z" o que fez na SLN

RBV – Lusa - 21 de Novembro de 2008

Lisboa, 21 Nov (Lusa) - O ex-ministro e Conselheiro de Estado Manuel Dias Loureiro disse à agência Lusa que vai contar hoje na RTP todos os seus actos enquanto administrador da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), porque não o pôde fazer no parlamento.

"Uma vez que não o pude fazer na Assembleia da República, vou à RTP contar todas as minhas actividades durante todo o tempo em que desempenhei funções no grupo SLN", que detinha o Banco Português de Negócios (BPN), disse Dias Loureiro.

"Vou contar tudo de A a Z", garantiu.

Manuel Dias Loureiro disse no entanto à Lusa que não vai falar na RTP dos casos relacionados com o BPN, que causaram na quinta-feira a detenção para interrogações de José Oliveira e Costa, arguido por suspeita de crimes de burla agravada, falsificação de documentos, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Manuel Dias Loureiro, administrador-executivo da SLN entre Dezembro de 2001 e Setembro 2002 e administrador não-executivo até 2005, vai hoje ao programa "Grande Entrevista", da RTP.

O Partido Socialista votou contra o pedido de Dias Loureiro para ser ouvido na Assembleia da República no âmbito do caso BPN, considerando que é um assunto do domínio da investigação criminal. RBV - Lusa/fim

DIAS LOUREIRO CONSELHEIRO DE ESTADO E ADMNISTRADOR DA SLN?

Muito poucos dão importância aos Conselheiros de Estado. Por isso nem saber quase nunca quem eles são e o que fazem de tão importante para o país que não se possa acabar com mais esta mordomia que nos deve custar mais uns quantos euros. Mas está bem, Dias Loureiro é isso, conselheiro. Coisas a que os portugueses chamam “tachos”, “adornos para nos sacar a massa”, “grandes amendoins diamantinos para os macacos que já foram ministros, generais e coisas que tais”… Os portugueses são muito más línguas.

Se Dias Loureiro se considera inocente em todo este imbróglio é lá com ele, nem somos nós que poderemos discordar. Dessas coisas nem sabemos nada! Mas para muitos faz muita confusão um administrador não saber das falcatruas cometidas pela empresa que também administra. Não é óbvio?

O Partido Socialista não deixa o senhor Loureiro ir explicar-se à AR – caso para desconfiar – e então ele vai à RTP, já se disponibilizou. Mas porque não vai ele também explicar-se à tal justiça, porque não o ouvem as autoridades judiciárias? Estas coisas realmente “ultrapassam-nos”.

O senhor Dias Loureiro, ex-ministro e mais uns quantos “tachos”, até parece ser um individuo certinho… Lá está, parece. É que nos dias que correm quem vê caras não vê corações e a reacção natural dos portugueses é começar por desconfiar para só depois se atrever a confiar minimamente… e mesmo assim…

Fiquemos por aqui, esperando mais modas e folclore. Também esperando que não seja só um o bode expiatório das responsabilidades na trapaça. Será possível que em tanta trafulhice só uma pessoa tenha responsabilidades e por tal seja punida?

Vamos ver, até pode ser que com o tempo fique tudo em águas de bacalhau. Nicles. O costume. Cá por mim presumo sempre à partida que estes sôres dótoures são todos inocentes e que as irregularidades são obra e graça do Espírito Santo… Não, não pode ser… o Espírito Santo também é um banco… Obras do acaso, quero fazer perceber.
.

Sem comentários: