sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

GUANTANAMO FECHA, MAS…

.

Diz o novo presidente dos EUA que a malfada prisão de Guantanamo vai fechar e que para isso levará cerca de um ano. Aliás, Obama deu ordens para que a CIA feche todas as prisões fora de território dos EUA…

Mas afinal onde estamos? Em que tempos vivemos? Mas a CIA é livre de ter prisões onde bem entende sem que os carneiros dos (ir)responsáveis dos outros Estados contestem? Pode a CIA chegar a Portugal e instalar uma prisão? Pode prender portugueses nessa prisão ou levá-los para onde quiser?

Parece que sim. Devendo-se tal realidade e inércia aos borregos que temos nos governos dos países dominados pelos EUA, com algumas e raras excepções.

Reparamos, por exemplo, que Severiano Teixeira, ministro português(?) da denominada Defesa, só no dia seguinte a Obama ter tomado posse é que escolheu a oportunidade para dizer que Portugal vai retirar os militares portugueses do Iraque com alguma antecipação… Coitado, cobardolas. Provavelmente com medo que Bush na última hora de mandato o castigasse se anunciasse essa medida antes. Ridiculo.

Mas, ainda temos militares portugueses no Iraque? Que subservientes e penduras são estes ministros em ficarem bem vistos aos olhos dos EUA para garantir depois bons tachos internacionais ou nacionais quando deixarem de ser ministros! Vendem a alma ao diabo e o país só para olharem para as suas barriguinhas!

Nesta altura do “campeonato” não devíamos de ter militares no Iraque nem em países que nada tenham que ver com a lusofonia – mesmo assim só para ajudar.

São paspalhos destes quem nos representam. Falhos de espinha dorsal perante os seus vícios de mordomias lá vão vendendo-se e vendendo o que não lhes pertence, o nosso país, os nossos militares. Tudo isto apesar de estarmos em crise mas termos de suportar despesas inerentes a uma invasão criminosa que foi abençoada por outro camafeu como Durão Barroso, o tal que recebeu a paga por bons serviços indo para presidente da UE.

Guantanamo vai fechar, mas… E os que da administração Bush cometeram o crime de recriar neste século um novo campo de concentração, a exemplo de Hitler, não vão ser responsabilizados? Nem também os governantes, políticos e outros que colaboraram nesta aberração da administração Bush?

Ora, ora. Os cães com sarna protegem-se uns aos outros. Obama, afinal, vem lavar a trampa que Bush fez, mas sem que daí advenham consequências para os terroristas do estado mais poderoso do mundo, os EUA. Sim, porque tão terroristas são uns como outros. Terror é terror, os mentores de Guantanamo e de outros actos similares também são terroristas, tal qual Bin Laden, em maior ou menor escala.
.

Sem comentários: