sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

OS 007 DE TIMOR VÃO PASSAR A MATAR EM SILÊNCIO?

.

As coisas são como são ou são como parecem ser? Qual é a diferença entre uma e outra coisa? Fala-se e critica-se só por fazê-lo ou há fortes razões para isso? Ficamos apreensivos sem razão? Estou com tantas perguntas e aparentes incertezas mas certamente sabem que estou assim porque em Timor estão sempre a acontecer coisas “muito estranhas”.

Imaginem que vim a saber ainda há pouco que os governantes da AMP timorense estão a formar uma polícia secreta. Secreta? Sim senhor, foi o que percebi daquilo que me explicaram. Faltam pormenores que me irão fornecer futuramente mas para já é assim e é mesmo verdade, verdadinha.

Para mal dos timorenses a polícia secreta vai ter a possibilidade de disparar pela surra. Quer dizer, que as armas dos tais 007 de Xanana Gusmão vão poder matar em silêncio? Não há dúvida que isto será uma enorme inovação e já basta a chinfrineira que fizeram quando executaram Alfredo Reinado, Leopoldino Exposto e até balearam o Presidente Horta, provavelmente para que ele ganhasse juízo e não empatasse o estado estável do Estado.

Para que não ficasse incrédulo relativamente à Secreta Timorense até me remeteram para um comunicado da Fretilin que refere exactamente tudo isso e, principalmente, aborda a aquisição de silenciadores para as armas da “nova” polícia. Fui confirmar e lá está isso mesmo no referido comunicado, pena é que esteja em inglês, só em inglês, que saiba – já agora pergunto porque é que não há uma versão em português de certos comunicados da Fretilin, não percebo.

Aproveitei e publiquei o comunicado inglês na versão do TLN em inglês – sabem de que estou a falar – e lá tirei umas por outras e benzi-me, perguntando a mim próprio para que precisa a República Timorense de uma Polícia Secreta, de zero, zero, setes, Sim, porquê e para o quê?

Poderei deduzir que é para “limpar o sebo” a oponentes? Que é para certos e incertos se suicidarem quando perderem novamente as próximas eleições e fazerem-no em silêncio? Sim, porque agora parece que o silêncio é regra em Timor. Foi aquilo que foi imposto. Silêncio pelo 11 de Fevereiro, silêncio pela corrupção, silêncio pela central de energia, etc., etc. Tudo em nome da estabilidade. Será? Mas, estabilidade de quem?

Vou procurar saber tudo muito melhor. Entretanto… Chiuuu! Silêncio que se vai cantar o fado, não, quero dizer… Silêncio que se vai matar o Estado. Chiuuu… Ops.
.

Sem comentários: