segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

LISBOA ESBURACADA, LISBOETAS COM A VIDA AINDA MAIS TRAMADA

.

Os “expert”, os entendidos, em engenharia, coordenação de obras públicas, em calendários para essas mesmas obras, etc., devem andar tão acordados como a “rata da Mariana Mendes” – sobre a senhora nada digo mas se alguém souber a que me refiro pode comentar. Aposto que não sabem. Há por aí alguém, a visitar o blogue com mais de 60 anos? E não sabe quem foi Mariana Mendes e a sua rata?

Deixemos a rata da senhora.

Os lisboetas estão mesmo tramados. Ao que chamaram sala de visitas de Lisboa, o Terreiro do Paço, ou também chamada Praça do Comércio, já lá vão vários anos que é a sala dos buracos e das obras. Buracos no chão, buracos nos orçamentos das obras permanentes, buracos nos prazos previstos para as conclusões das obras, buracos na paciência dos lisboetas e buracos nos queijos caríssimos que à conta destas “desorganizações” uns certos podem comer ainda mais à fartazana porque também lucraram ainda mais à fartazana com os buracos. Seria natural dizer-se que esses são os “artistas dos buracos”.

Mas quem? Quem são eles? Ora, ora, vá-se lá saber. Encobrem-se uns aos outros, farinha do mesmo saco. Cães grandes que não se mordem. Responsável, melhor seria dizer irresponsável, é o Presidente da Câmara. Mas qual? O que saiu ou o que entrou para lá há uns tempos? O Terreiro do Paço, ou Praça do Comércio, não é aquele largo larguíssimo junto ao rio Tejo? Não é onde cheira muito a suor de ministro e outros seus pares? Onde estão os ministérios? Não é onde os tais cães grandes decidem e trabalham tanto? Ah, por isso aquele cheirete a suor, coitados!

Andaram por anos a fio a esburacar por causa do “Metrô”, fizeram mal e depois levaram mais uns anos e mais uns quantos milhões (para a Mota Engil? Não foi a Mota Engil? Não faz mal é tudo o mesmo)) Chiuuu… Quem se mete com a Mota Engil leva! Não é senhor Coelho que é Jorge? Coitados!

Quando fizeram os buracos, as obras, os túneis para o “Metrô”, ninguém se lembrou de fazer logo as obras que estão a fazer agora, para os esgotos – desviá-los de desembocarem no Tejo mas sim numa estação de tratamento. Claro, não convinha! E aquilo com que se compram as brutas casas, os brutos automóveis, as brutas viagens, a bruta vida de nababos?

Fizeram buracos para isso, levaram uma eternidade e muito dinheirinho a mais, taparam, compuseram… e agora esburacam outra vez que é para cobrarem mais uns milhões. E nós a vê-los gamar!

Roubarem ainda vá que não vá. Falcatruas já são coisa costumeira. Já nem nos importamos e até é bom para ter-mos de que falar. Mas, sinceramente, voltar a esburacar tudo, depois de tanto tempo que aquela zona esteve esburacada? Então e não podiam fazer essas obras virtualmente, deixar tudo como estava e levarem a massa na mesma?

É que assim quem se trama é o lisboeta e todos que precisam de usar aquela zona para se deslocarem nesta capital desgovernada. Já estamos fartos. Têm de fazer as obras? Está bem, vamos aguentar. Já agora, uma sugestão, não se poderia desviar a saída dos esgotos para S. Bento? É que assim, cheirar por cheirar mal dali não passava e livrávamo-nos de estar a matar o Tejo. Sim, porque o Tejo vale mais que qualquer número avantajado e incalculável da maioria dos “habitués” que estão a causar aquele cheirete todo em S. Bento. E olhem que não é a suor que cheira.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Verissimo!

Mete uma cunha ao teu SG Alkatiri, ele entra em contacto com a Ensul e zas, buraco tapado.
E agora em tempo de "recession" ate se faz um descontozito para amigos.