quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

QUEREM DAR CABO DO CHOUPAL? ENERGICAMENTE DIZEMOS NÃO!

.

Nem sabia sobre esta “nova e deslumbrante ideia” de amputar o Choupal, em Coimbra – provavelmente algum dos meus cantinhos preferidos para namorar… em tempos idos. É a política do alcatrão, a política negra dos estereotipados tecnocratas que tomaram o Poder mas que depois vêm vitimar-se dizendo que estão a ser alvos de campanhas negras. Pois, só pode ser alcatrão.

Os coimbrões e os que usufruem de Coimbra lançaram uma Petição Online para salvar o Choupal, ameaçado por um IC2 que uns “espertos” acharam por bem amputar. Vamos apoiar estes defensores da natureza e do património florestal e histórico de Coimbra e fazer com que o senso impere, que a democracia e o poder dos cidadãos sejam facto aceite pelos que decidem tantas vezes mal por razões que nos escapam ou não. Falta saber se aqui não haverá negociata ou se é mera indiferença pelo património e pela matança da natureza.

Vamos apoiar, pois então, para que Coimbra tenha mais encanto também na hora da chegada ou da simples passagem por aquela linda cidade.

OS PROMOTORES DA INICIATIVA COMPLETAM

3257 Cidadãos subscreveram a petição infra. Subscreve-a também!

To: Presidente da República, Primeiro Ministro, Presidente da Assembleia da República

Exmo. Senhor Presidente da República

Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República

Exmo. Senhor Primeiro Ministro

Exmo. Senhor Presidente da Câmara de Coimbra

Exmo. Senhor Ministro das Obras Públicas

Exmo. Senhor Ministro do Ambiente

Os cidadãos abaixo assinados manifestam a sua total oposição ao novo traçado do IC2 em Coimbra que prevê uma nova ponte sobre o rio Mondego e a Mata Nacional do Choupal.

Os signatários:

1. Não aceitam a amputação de parte da Mata do Choupal, património natural e cultural da cidade e do país e não concordam com o novo traçado do IC2 (volume de tráfego superior a 100 mil veículos /dia) pela proximidade a uma área de relevância ambiental tão sensível.

2. Consideram também que este traçado do IC2 pelo centro da cidade degrada a qualidade de vida das populações, deteriora a qualidade do ambiente urbano e, por via das emissões poluentes, acarreta riscos de saúde acrescidos para as populações.

3. Estranham e repudiam o facto de o Secretário de Estado do Ambiente ter emitido uma Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável contrariando as conclusões da Comissão de Avaliação (CA), que afirma que a construção da ponte e do viaduto sobre o Choupal terá efeitos “negativos significativos e permanentes” sobre os recursos hídricos, o ambiente sonoro e a componente biológica da Mata Nacional do Choupal;

4. Lembram ainda que a Autoridade Florestal Nacional também emitiu parecer desfavorável devido à “afectação do Regime Florestal Total e incompatibilidade com a Lei de Bases da Política Florestal.”

Por tudo o que foi exposto, os signatários exigem a imediata revogação da DIA, a imediata suspensão do concurso público e uma discussão pública alargada no sentido de serem encontradas alternativas para este traçado do IC2.

Movimento Cívico Plataforma do Choupal
plataformadochoupal@gmail.com

Alguns apoiantes já confirmados:
.
Jorge Paiva
Boaventura Sousa Santos
José Dias
António Luís Campos
Aníbal Duarte de Almeida
Maria João Martins
Luís Sousa

Sincerely,

http://www.petitiononline.com/choupal/petition.html
.

1 comentário:

Margarida Azevedo disse...

Hummm ... estudou por aqui :-)
Boa semana,
M.