quinta-feira, 5 de março de 2009

A DIFICULDADE DE ENGOLIR ELEFANTES QUE ATÉ NEM O SÃO

.


O OBJECTIVO É A MELHORIA DA JUSTIÇA TIMORENSE

Pelo que me apercebo andam por aqui algumas congestões de quem já engoliu elefantes e de outros que se preparam para engolir mas pelo asseio que vejo ainda não houve quem vomitasse. Sim senhor, diabos, digo para mim, que má maneira de começar a prosa. Adelante.

Tenho pena por ter de ter pena de não estar com tempo disponível para andar a blogar como tem sido meu hábito neste últimos tempos mas outros e mais altos valores se interpõem e a este pobre mortal só lhe resta cumprir o seu dever de “vergar a mola” para poder encher o celeiro para o Inverno, já que o malandro do Sócrates nos permeia com reformas da treta. Pelos vistos vou ter de fazer como o meu avô que aos 90 anos ainda andava a cavalo num burro apoiado a uma bengala “nogada” (com nós) que lhe ofereceram na Índia quando ainda era bem jovem. Dizia ele que andava a cavalo no burro… Mas o “burro” eram as suas pernas e pés. O burro, afinal, era ele. Também eu sou.

Voltemos às congestões e ao asseio. O que quero dizer é que há por aqui quem esteja muito incomodado por Mari Alkatiri ir representar Timor-Leste na reunião da CPLP e de Ana Pessoa ser nomeada PGR e aceitar exercer o cargo. Não vejo nada de transcendente nisso. Nem aviltante, nem de rasteira por parte da AMP ou de quem quer que seja. Mesmo que alguém esteja com ideia de pregar rasteiras, Alkatiri e Ana Pessoa só têm de estar atentos a isso e exercer e cumprir convenientemente os cargos que aceitaram. Aceitaram e bem. O objectivo é Timor-Leste, a melhoria da Justiça timorense - que anda uma bandalheira com este PGR Longuinhos Monteiro – e quer-me parecer que Ana Pessoa é pessoa com capacidades para isso. Até para descobrir “maroscas” de Longuinhos ou de outros e desenterrar processos que possam reverter “injustiças passadas” em justiças presentes e futuras.

Para além de saber por aqui (comentários TLN) que Ana Pessoa será a PGR, é verdade que para mim não passa de um rumor enquanto não tiver uma referência oficial, mas antecipo-me e tomo por verdade para convidar a Ana Loro Metan (ver artigo mais em baixo) e todos que possam estar com o “elefante entalado” ou de difícil digestão para o digerirem de um trago e perceberem que mais importante que as politiquices é Timor-Leste e que se a AMP fosse minimamente decente até devia aperceber-se que tem usurpado a possibilidade de ser a Fretilin a governar e que devia partilhar com esse partido histórico alguns ministérios, dando lugar a um governo de Unidade Nacional. Se isso acontecesse seria bem melhor para Timor e para os timorenses. Em vez de um governo de “amigos” passaria a ser um governo com os mais capacitados (ou isso considerados) do país para o desempenho da governação.

Quanto a Mari Alkatiri ir à CPLP em representação do Estado Timorense só lhe fica bem, melhor que ninguém (ele, Xanana ou Horta) pode Timor ter um representante ao mais alto nível.

Blá, blá, blá, blá… Agora já vêm para aqui barafustar comigo, mas é escusado. Lá no fundo sabem que eu tenho razão. É positivo se virmos Horta a pugnar por pacificar e depurar o ambiente político-partidário. Ainda mais positivo ver os partidos e os líderes históricos a entenderem-se e cooperarem em prol do povo e do país.

Evidentemente que isso não quer dizer que assim sendo passa tudo a “santinhos”. Nada disso. O que esteve errado e continua deve ser apontado e contestado até estar certo. Teremos de saber é o que é certo e errado.

O governo continua a ser de facto porque não tem lá o partido mais votado e teve origem numa “engenharia” dos opositores golpistas à Fretilin com o apoio de opositores democráticos que erraram redondamente e que agora talvez já tenham tido tempo para se aperceberem da asneira que fizeram. Tenho esperanças que não tardemos a ver uma grande remodelação neste Governo AMP e a erradicação de uns quantos corruptos – que mesmo assim já consolidaram os seus tentáculos.

Tanta escrita que até parece que não tenho mais para fazer. Adiós, hasta mi regreso!
.

2 comentários:

Anónimo disse...

O ex-primeiro ministro Mari tambem precisa de um Caogalhaes, para lhe guardar a casa e lhe fazer companhia.O cao tem de ser ensinado a gostar de carro de tracao as quatro rodas, de preferencia Prado.
O cao tambem fara um juramento similar ao do Obama.
Aqui vai:
Eu, Caogalhaes Bin Amude Alkatiri, juro pela honra canina enraizada neste pelo, que cumprirei com toda a minha canilidade as funcoes que agora me sao atribuidas.
Saltarei para o Prado assim que o dono assobiar, e, guardarei a mansao luxuosa desta patria com a impunidade e sofisticacao que me e impar. De igual modo espero que o parlamento aprove ainda nesta legislatura, uma lei que, me confira as regalias mui sui generas de um cao na sua plenitude de lider de oposi cao.
-Uma casota canina, de 2mx2m, apetrechada com ar condicionado;
-Almoco e jantar diario servido em marmita de aco inoxidavel, regado com uma boa pinga de Luso ou do Vimeiro;
-Um bom osso, de tempera rija, para
afiar diariamente os meus molares;
-Uma boa donzela canina, de preferencia da mesma raca, pois nao gosto de misturas, para em noites de luar me uivar a cancao do caogabundo.
-Uma scooter Vespa de 50CC, para a tardinha ir dar uma curva ao jardim do Helder Encarnacious.

Anónimo disse...

Oh terra dos meus amores

Por do sol com feitico
Montanhas impavidas e incessantes
Paisagem de mil palavras
Ondas brancas em areia escaldantes

Choro lagrimas de alegria
Num soluco sem ruido
Cresce-me uma dor no peito
Meu Timor, meu querido

Quero-te abracar de novo
Ser enfeiticado igualmente
Rendo-me pura e simplesmente
A tua grandiosidade, eternamente

Quero cheirar a tua maresia
Sentir o teu sol escaldante
Trepar as montanhas abundantes
E respirar ar puro tao marcante



Um abraco

Le Mau Dick

(Para todos on conterraneos e amigos de Timor Leste)