quinta-feira, 23 de julho de 2009

Quem não sabe? PORTUGAL É PIONEIRO NOS CÉREBROS ARTIFICIAIS

.

OH ZÉ DA LÁBIA, MAS ISSO JÁ HÁ CÁ!

O meu amigo Zé da Lábia tem por vezes comportamentos que mais parecem de um extra-terrestre. Até parece que não é deste mundo, francamente. Hoje, logo de manhã, teve o cuidado de me enviar uma notícia publicada no Correio da Manhã, que nos anunciava que “Nos próximos dez anos, poderá ser possível construir-se um cérebro humano artificial, afirmou o director do Blue Brain Project, (BPP), Henry Makram.”

Porque quero partilhar convosco esta minha sabedoria, cá vai: - Oh Zé, mas isso já há cá em Portugal vai para um monte de anos!

Deve ter sido só para ele que tudo passou despercebido. Há cérebros artificiais e inteligentíssimos, pelo menos alguns. Mas como seria possível assassinarem o Sá Carneiro sem isso? E ter um PR que já há quase duas dezenas de anos, quando era PM dizia que nunca se engana e mais não sei o quê, que era infalível? Fará agora, que aperfeiçoou o cérebro artificial.

O cérebro do Sócrates é outro que tal, por isso aquela sua tendência para os Simplexes e para os Magalhães, os Freeportes, os diplomas da Tangex. Aquelas coisas todas avançadas, que só cérebros artificiais, devidamente programados conseguem operar borrifando-se para tudo e para todos.

Olhem, outro exemplo: o dr. Álvaro Cunhal, que já lá está no Lenicéu. Também era. Sim, um cérebro artificial, inteligentíssimo, com a capacidade de repetir, repetir e repetir. Por isso lhe chamavam cassete, os ignorantes. Aquilo era do melhor, artificial e com decoração capilar branca. Diferente.

Temos outros. Um cérebro artificial com decoração pró seráfico é o da dra. Manuela. Mas quem vê caras não vê cérebros. Bem, aquele não parece estar devidamente afinado. A mim até me disseram que clonaram do de Cavaco e que a operação não saiu perfeita. A memória falha e ela diz coisas que já dizia quando era ministra do cérebro do Cavaco PM, de há 12 anos ou coisa assim, e outras são do tempo do Barroso, não é o da sopa… Aquele Barroso do tacho na UE, da presidência. Contaram-me que é um cérebro que não vale nada mas que levou uns componentes extras do Cavaco, do Bush, do Blair e até alguns do Sadam, mas, parece, principalmente, que lhe instalaram uns componentes muito bons dos magnatas com quem ele se passeia nos iates e nos aviões privados, e tal.

Mas há mais, muitos mais. Olha, o Paulo portas. Aquilo é que é um cérebro, ocupa tanto espaço que tiveram de lhe por um capachinho de adorno, parece que a estrutura capilar interior já não cabia. Ou por outra, cabia mas depois ele habilitava-se a que lhe chamassem cabeçudo. Isso na direita é mau, dá direito a extermínio em campo de concentração. Já o cérebro do irmão dele é normal, quero dizer: está um pedação afogado nos passados de líquidos alcoólicos e drogas. Há quem diga que quando emperra é por causa da ferrugem etílica. Talvez.

Pois meu caro Zé da Lábia. Essa notícia vem atrasada relativamente a Portugal. Nem sei como o Correio da Manhã a aproveitou. Esse jornal, que até tem lá imensos cérebros dos bons para as notícias de faca e alguidar… mas não só. Isso vende. Vende porque existem cérebros atrofiados, que não são artificiais, ou, se são, devem ter sido comprados em segunda-mão ou de origens pirateadas.

Mesmo assim, agradeço ao meu amigo Zé da Lábia a notícia. Sempre tive a possibilidade de o esclarecer e até, eventualmente, também os outros dois que ainda têm a pachorra de ler este meu blogue. Haja paciência.

Oh, Zé da Lábia, estava a esquecer-me de referir que lá por Timor-Leste também existem uns quantos cérebros artificiais… Limitaditos, mas são… Depois explico, talvez e a pedido. Fiquem com a notícia.

Investigação dos distúrbios mentais
Cérebro artificial nos próximos dez anos

Correio da Manhã - 23 Julho 2009 - 10h54

Nos próximos dez anos, poderá ser possível construir-se um cérebro humano artificial, afirmou o director do Blue Brain Project, (BPP), Henry Makram.

O BPP é um projecto científico internacional cujo objectivo consiste em construir uma simulação computadorizada do cérebro de mamíferos, em particular, da coluna neocortical, conhecida como neocortex, tendo já obtido sucesso na construção de elementos do cérebro de um rato.

No projecto, a equipa utiliza um supercomputador com 10 mil processadores, cada um deles com algoritmos diferentes, simulando neurónios.

“É preciso um computador para fazer os cálculos de um neurónio, portanto, são precisos 10 mil computadores” para simular um cérebro humano inteiro, afirmou Henry Markram.

O projecto de construção de um cérebro humano artificial seria muito importante na investigação das doenças mentais, uma vez que se estima que mais de dois biliões de pessoas sofrem de distúrbios mentais.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei imenso Antonio!

Mas esquceste-te de mencionar um cerebro artificial muito mais importante do que a soma dos daqueles todos que mencionastes.

E o famossissimo cerebro da tua e agora "nossa", Francisca. So comparada mesmo com o da bomba atomica.

Se quizesses, ate poderias comecar a extrair uns neuronios da Francisca e clona-los. Ficavas podre de rico, num fechar de olhos.


Mas nao os vendas ao Socrates, por favor!!!!

Um abraco

Ze da Labia Kaburra