terça-feira, 6 de abril de 2010

QUEREMOS SER ESPANHOIS SAUDÁVEIS OU PORTUGUESES MORIBUNDOS?

.

“INCOMODAM-SE COM AS BANDEIRAS MAS NÃO COM A MERDA QUE FAZEM”

O Prates mora em Valença, do Minho, claro. Veio à Lisboa e cá bateu à porta. Traz na lapela um emblema… Uma bandeira de Espanha e outra de Portugal com um X. A conversa foi para durar e o petisco estava bom, acompanhado de verde caseiro que esteve no congelador por meia hora “…porque o carro está muito quente. Faz calor em Lisboa”, dizia ele a olhar para a imensa roupa que achou que eu tinha vestido. Expliquei que há mínimas de 10 graus e que o sol engana. Lá porque no calendário é Primavera não quer dizer que o seja de facto. Não é. Pelo menos para mim. “E depois lá vem a constipação que pode virar broncopneumonia”, fui dizendo para ele perceber os meus cuidados… Não resisti e perguntei-lhe: “Então essas bandeiras aí na lapela… Queremos ser espanhóis, é?” O Prates trouxe também um Folar da Páscoa, enorme.

Respondeu-me de pronto que devia antes perguntar se “queremos ser espanhóis saudáveis ou portugueses doentes e moribundos…” A conversa nunca mais parou, naquele tema e “nas vergonhas que se passam neste país” por via dos tratantes que se “incomodam com as bandeiras mas não com a merda que fazem”. E veio a pergunta: “Sabes mesmo o que se passa com o sistema de saúde deste país?”

Estes tipos julgam que em Lisboa temos tudo. Que somos uns privilegiados na saúde e no mais que acham. Lá lhe expliquei que há cinco anos que cá em casa não temos médico de família, que o serviço de atendimento de urgência fechou há mais de dois anos – se queremos um médico até por coisa simples temos de ir ao hospital - que ir ao Centro de Saúde até dá para ficarmos mais doentes porque as carradas de nervos são imensas e o mais certo é virmos embora sem ser vistos por um médico e ter de ir ao hospital por causa de quase nada mas que queremos tratar.

“Ora vejam. Então a merda também chegou a Lisboa”, disse o Prates. “Pois, pelos vistos vamos pelos caminhos que não queremos e ao contrário do que prometem por sistema nas campanhas eleitorais”, disse e sorriu o Prates, a mostrar aqueles dentes todos certinhos e sãos.

E a conversa continuou. Falou-se alto, sério, com muitos impropérios votados aos “megeros que estão na política e nos sangram mais que vampiros no tempo de Salazar”. As mães do Correia de Campos (ex-ministro da Saúde), do José Sócrates e de outros não foram nada beneficiadas na conversa, antes pelo contrário. Se fossem minhas mães, palavra que preferia ter tido uma lambisgóia que andasse no Intendente. Pobres senhoras… Mas minhoto é assim, de verbo fácil e nem por mal. E segue: “Mas o outros, os da Assembleia dos Porcos são a mesma merda”, dizia o Prates, referindo-se aos deputados…

Queixou-se que em Valença do Minho andam a tirar anotações das casas que têm bandeiras espanholas à janela. “Uns gajos à civil, devem ser da nova PIDE destes merdosos cá de Lisboa, estão lixados, porque Valença inteira tem bandeiras espanholas içadas. E nos carros e onde achamos que devemos hasteá-las. Estamos muito gratos a Espanha”.

Eh lá, o que é que é isso? “Merdosos de Lisboa?” Riu-se. “Sabes bem que estou a falar destes filhos da puta da política.” Ena! Minhoto não pára quando está danado.

Não dá para continuar a reproduzir aqui o meu querido amigo e ex-camarada de armas, Prates, o “Camando” de alcunha. Mas qualquer que tenha lido isto perceberá que aqui só foi reproduzido o melhorzinho das palavras menos “chocantes” proferidas pelo Prates.

O petisco esteve bom. O vinho verde ainda melhor. O Folar da Páscoa também está a ser comido. Era grande. Quase tão grande quanto a indignação dos de Valença. E os do resto do país não fazem nada? Nem contestam? Disse o Prates: “Cambada de carneiros!” Concordo.

Protestos - GNR VAI TRAVAR HASTEAR DE BANDEIRAS

Por PAULO JULIÃO, Viana do Castelo – Diário de Notícias – 06 Abril 2010

População colocou símbolo espanhol nas janelas. Autoridades vão agir se o fizerem em edifícios públicos.

A GNR vai hoje reforçar o dispositivo de segurança em Valença para evitar que alguma bandeira espanhola seja hasteada em edifícios públicos pela população em protesto contra o encerramento nocturno das urgências do centro de saúde. Um "ultraje aos símbolos nacionais" punido com dois anos de prisão. Já contra as bandeiras do país vizinho que ontem surgiram nas janelas de casas particulares a GNR nada pode fazer.

"Isso tem a ver com a decisão de cada um e não encontramos nada na lei que proíba o hastear da bandeira na varanda da casa ou na janela do carro. Nos edifícios públicos ou monumentos nacionais é que não é permitido", garantiu ao DN fonte do Comando Distrital da GNR de Viana do Castelo.

Ontem os habitantes de Valença voltaram aos protestos com a colocação de dezenas de bandeiras espanholas nas varandas e janelas. Uma forma de agradecimento ao país vizinho onde passaram a recorrer nos episódios de urgência: à noite vão ao centro de Tui (a cerca de um quilómetro) e em casos mais graves em vez de fazerem 50 quilómetros até ao Hospital de Viana do Castelo, recorrem a um dos hospitais públicos de Vigo (a 25 quilómetros).

A maior preocupação da GNR é o hastear da bandeira de Espanha em edifícios públicos. Quem o fizer arrisca uma pena de prisão até dois anos ou até 240 dias de multa. Em causa está o o artigo 332 do Código Penal, onde está consagrado o "Ultraje de símbolos nacionais", nomeadamente a "falta de respeito" pela bandeira nacional. "Se identificarmos alguém a praticar uma ilegalidade vamos agir", garante a mesma fonte.

As miniférias da Páscoa complicaram a missão da Comissão de Utentes, que promove a acção. "Foi difícil de as arranjar, não havia stock", disse o porta-voz, Carlos Natal. A comissão começou ontem a distribuir mil bandeiras espanholas para serem colocadas em casas junto do centro de saúde e no interior da fortaleza, monumento nacional classificado.
.

1 comentário:

Diogo disse...

TRAIDORES!


Vergonhoso o estado em que se encontra Portugal, quem diria! Muito pior que qualquer governo de Lisboa sao esses traíras! Envergonham a todos que possuem um minimo de dignidade. Ainda mais hasteando bandeira do dragão espanhol! Que NOJO! Antes levantassem a bandeira da Galiza, mas da espanha? Sou brasileiro e me dá nojo ver tal situação. Se entrassemos em guerra com os hispanicos eu trataria de pegar primeiro esses traíras! Porcos!