domingo, 6 de junho de 2010

OH GASPAR, ESTÁS A ABUSAR!

.

PASSE AS FÉRIAS CÁ DENTRO? ONDE?

O presidente da Porcalhota *, Cavaco Silva, apelou aos portugueses para fazerem férias “cá dentro”, para “ajudar a inverter e ultrapassar a difícil situação em que o país se encontra”, em baixo, segundo o jornal Público.

Já não se pode ir tomar o café a seguir ao jantar, pelo menos em estabelecimento onde estiver o velho Gaspar. É que o Gaspar ficou escandalizado quando ouviu Cavaco Silva, no Algarve, fazer estas declarações “patrióticas aos pares dele, uma minoria abastada que passa a vida em férias lá fora”, dizia e espumava o Gaspar, mostrando as ceroulas por debaixo das calças puídas e rotas no cú. “Até a merda dos bancos dos jardins são ásperos, como a puta da vida, o resultado é calças rotas”, explicou ele há muito tempo quando lhe disse que tinha as calças rotas.

“Mas este Cavaco é presidente da Porcalhota e não conhece a realidade?” Perguntava a espumar de danado. “O tipo é presidente de um país que não é este ou quê? Mas quem é que vai de férias para o estrangeiro? Só pode ser quem rouba e se orienta com o alheio! Ai, estás muito longe da realidade, seu dono de um porrada de reformas!” E olhava para o monitor da televisão do café da tia Ermelinda. Calar é que não se calava.

“Gaspar, estás a abusar. Deixa os clientes beberem a bica em paz, vai lá para fora.” Dizia-lhe a Ermelinda a olhar para os outros clientes que davam toda a razão ao Gaspar mas queriam lugar no balcão para tomar o café que arrefecia, ali, à espera e a levar com os gafanhotos saídos da boca do velhote. E ele falava. E as bicas até já estavam mais cheias com tanto gafanhoto a pousar.

“Vou lá para fora? Nada! Ainda agora aquele marmanjo, coleccionador de reformas e sabe-se lá de que mais, disse para fazer férias “cá dentro”. Ora se eu estou de férias prolongadas e compulsivas, com uma reforma de fome, não posso ir lá para fora. A ti Ermelinda não está a ver o que quero dizer? Não sabe que sou obediente? Ora eu vou obedecer ao presidente da Porcalhota, que é este país de heróis do mar que marcham contra os canhões para se suicidar.”

“Oh Gaspar, estás a abusar!” Dizia-lhe a Ermelinda.

“Nada disso, ti Ermelinda. O que digo é que aquele marmanjo está longe da realidade ou então está a falar para uma minoria muito minoria, os de que ele é presidente. Ora quem vai de férias lá para fora sem dinheiro? Tomáramos ter dinheiro para irmos às nossas terras e ficarmos nas casotas dos nossos familiares, só para mudar de ares. Montanhas de desempregados, de reformados miseráveis, de gente que ganha mal, sem cheta, fechados em casa ou a passear nos jardins e pouco mais… Vá lá uma praia, e calotes. Os suicídios estão a aumentar. Mas aquele marmanjo de Belém sabe o que diz?”

“Oh Gaspar estás a abusar, não vais para fora mas vai-te sentar. Dá o lugar aqui no balcão, não o estejas a ocupar. “ Pediu já bem séria a tia Ermelinda pouco antes de ter amaldiçoado a máquina do café com um “Porra escaldei o dedo.”

“Está bem, eu dou o lugar. Vou-me sentar é na sanita, a largar o ar que me alimentou hoje todo o dia, mais a sopinha que me deu.”

Afastou-se. Parou. “Mas o presidente da Porcalhota deve estar a viver e a falar de outro país que não este em que vivemos. Ele nem sabe o que é não precisar de limpar o cu porque não se come. Olha o marmanjo.” E foi, fechou-se na retrete… a largar gases de modo bem audível.

“É da sopa de couves que lhe dei. Hoje ainda não tinha comido nada. Coitado, tem uma reforma de miséria e vai quase tudo para a farmácia.” Disse Ermelinda, à laia de desculpar o Gaspar.

*Porcalhota, é o que o Gaspar chama a Portugal.

Cavaco Silva apela aos portugueses para que façam férias “cá dentro”

Público – 05 junho 2010 – 20:00, Lisboa

O Presidente da República manifestou-se hoje preocupado com a “grave” situação económica de Portugal, e apelou aos portugueses para que façam férias “cá dentro”, para ajudar a inverter e ultrapassar a difícil situação em que o país se encontra.

“Neste tempo difícil que atravessamos, os portugueses devem fazer turismo no seu próprio país, pois é uma ajuda preciosa para ultrapassar a situação difícil em que o país se encontra”, disse Cavaco Silva, em Albufeira, onde inaugurou o pavilhão desportivo local.

“Se não estivesse preocupado com a situação geral do país, não teria feito um apelo forte e veemente para que os portugueses passem férias no seu próprio país”, sublinhou o Presidente.

“Aqueles que podem passar férias, devem fazê-lo cá dentro para ajudar Portugal a vencer as dificuldades actuais, pois passar férias cá, é criar emprego, combater o desemprego e ajudar à melhoria das condições de vida dos portugueses”, destacou Cavaco Silva.

“Ajudar é reduzir o sofrimento daqueles que não conseguem entrar no mercado de trabalho ou que perderam o seu posto de emprego e encontram dificuldade em recuperar um outro”, sublinhou.

Segundo o chefe de Estado, o turismo é uma das actividades “mais importantes do nosso país, pelo emprego que cria, pela riqueza que permite acumular – mais de dez por cento da produção nacional – e também pelo seu baixo conteúdo de importações” .

Cavaco Silva recordou que fazer turismo no estrangeiro, significa importações de serviços e consequentemente o agravamento da divida externa de Portugal que “é um dos nossos maiores problemas”.

“Cada um de nós deve pensar no contributo que pode dar para inverter esta situação, e iniciar um movimento sustentável de recuperação económica e parar o agravamento do desemprego”, disse Cavaco Silva.

Segundo o Presidente da República, “passar férias cá dentro, nesta altura difícil, é também uma atitude patriótica”.
.

Sem comentários: