segunda-feira, 25 de outubro de 2010

FANTASMA DE SUHARTO CONTINUA A PAIRAR NA INDONÉSIA

.
Suharto, a pose do assassino indonésio

COMO PODE UM ASSASSINO SER DECLARADO HERÓI?

Um dos maiores assassinos asiáticoS está a ser agente da polémica sobre se deve ser considerado herói nacional. Este descalabro está a acontecer na Indonésia à volta do nome do ditador Suharto.

Os povos têm tendência a esquecer facilmente os atos dos tiranos, fruto dos branqueamentos das máquinas infernais de doutos historiadores, jornalistas e outros novelistas a soldo de regimes repressores, decrépitos, desumanos e assassinos. Agora é na Indonésia sobre um enorme monstro comparável a Pol Poth, a Mao Tse Tung, a Ferdinando Marcus e tantos outros por aqueles lados do mundo.

Anis Matta, do partido PKS, um indonésio da elite, peça da máquina de branqueamento sobre o assassino Suharto, diz hoje no Jakarta Post que a julgar pela “contribuição de Suharto a este país durante o seu reinado de 32 anos, nós acreditamos que ele merece ser chamado como um herói nacional.” Salientando ainda o fato de que “A contribuição mais significativa de Suharto é o desenvolvimento do nosso país.”

Anis Matta disse muitas outras baboseiras sobre o ditador, como se ele não fosse a personificação do verdadeiro assassino de imensos milhares de indonésios, de cerca de duas centenas de milhares de timorenses e de mais que viessem sempre que tivessem oportunidade.

O que este branqueador do passado do ladrão e assassino indonésio Suharto omite é isso mesmo: que o monstro e o regime que impôs reprimiu milhões e assassinou milhares de indonésios e que em Timor Leste centenas de milhares perderam a vida por via da sanha assassina do tal “herói” nacional a quem agora somente apontam o desprimor de ter endividado o país no exterior. Não refere que a família Suharto é a mais poderosa da Indonésia por ter usufruído dos escandalosos roubos praticados à sombra de Suharto durante o seu “reinado de 32 anos”.

Que Suharto contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Indonésia, disse aos jornalistas Anis Matta. Pois se não tivesse roubado tanto, para ele, para a família, para os amigos, para os generais, para todos que eram suporte do seu regime criminoso, decerto que os indonésios atualmente beneficiariam de muito mais desenvolvimento, e além disso existiriam mais umas largas dezenas ou centenas de milhares de cidadãos indonésios, perspetivando que os assassinados pelo regime se reproduziriam.

Vimos então que mais um regime que continua decrépito e periclitante quer guindar para o panteão nacional indonésio um severo praticante de crimes contra a humanidade, Suharto, de seu nojento e triste nome.

Como quase sempre, prevê-se que os cidadãos indonésios consintam a concretização desta aberração em país que, como imensos, só aparentemente é democrático. Pese a consciência da ONU e outras organizações ditas defensoras dos Direitos Humanos por nada fazerem para declarar postumamente o ditador Shuarto como um verdadeiro responsável e praticante de imensos crimes contra a humanidade nas pessoas de cidadãos indonésios e timorenses.
.

1 comentário:

Nel disse...

Muito bom o seu blog. Também escrevo, principalmente para a comunidade lusófona. É isso aí! Sucesso!
http://nelsonsouzza.blogspot.com