terça-feira, 26 de outubro de 2010

Rumores de A a V

.

Está historicamente provado que em Timor Leste os rumores de que alguns se queixam, tomam por exageros e desvalorizam, quase sempre contêm verdades, falhando por vezes no rigor de pormenores.

Mais tempo, menos tempo, mais coisa, menos coisa. Regra geral os rumores correspondem à verdade. Até numa dolorosa realidade acabou por se concretizar o rumor: a invasão de Timor pela Indonésia. Esse rumor predominava havia bastantes anos, muito antes do ano de 1975. Nos anos 60 vasos de guerra da marinha indonésia ancoraram ostensivamente na Baía de Díli e passearam-se à vista de quem os quis ver, de um lado para o outro, entre Díli e o Ataúro. Então era Sukarno o ditador de serviço na Indonésia. Os rumores da invasão já existiam muito antes e continuaram a existir, até que se confirmou a hedionda verdade.

A

PSD ESTÁ A CRESCER À CUSTA DO PD E DO CNRT

Já em Julho deste ano foi do conhecimento geral que mais de cem militantes abandonaram o Partido Democrático, de Fernando Lasama Araújo, assim como do partido de Xanana Gusmão, o CNRT. Os mais de cem que renegaram aqueles partidos foram filiar-se de seguida no PSD.

Desde então quase outros cem militantes voltaram a fazer o mesmo a “conta gotas”. Desta vez não o fizeram em bloco.

As razões que alegam é pela enorme desilusão que os partidos em que estavam filiados lhes vinham a causar - PD e CNRT.

Ex-militantes de ambos os partidos salientaram “a falsidade que tem vindo a ser demonstrada por Xanana e Lasama. O primeiro ministro tem-se revelado uma enorme fraude. Ele próprio tem tirado da boca do povo para dar à sua família e aos seus amigos de conveniência”, disseram sobre o CNRT de Gusmão. “Lasama está em absoluta sintonia com Gusmão, quer boa vida, boas mulheres, boas bebidas e viver no luxo à custa do povo. Tem sido um dos que em esbanjamentos de sua iniciativa muito tem tirado ao povo para dar aos que são de sua preferência. Também é um elemento com a mania das grandezas. Nunca eles pensaram vir a viver tão bem à custa do povo que quase nada tem.” Assim se referiram ao líder do Partido Democrático.

Sobre a decisão de quase duas centenas de ex-militantes daqueles partidos políticos terem preferido o PSD alegam que aquele partido tem-se esforçado e conseguido “denunciar os roubos e corrupções dos amigos de Xanana e de Lasama”, principalmente Mário Carrascalão "quando era vice primeiro ministro”.

Um dos envolvidos nesta “transfega” político-partidária salientou: “Sabemos que no próprio PSD há elementos que fazem parte do governo e que são pessoas envolvidas em KKN (corrupção, conluio e nepotismo), mas essas já nem deviam ser consideradas do PSD porque o que têm feito tem sido em beneficios para elas, para os aliados de Xanana e de Lasama. Contamos que o PSD tenha coragem de os expulsar quando for provado que são uns corruptos, uns ladrões.”

Outros, das quase duas centenas de novos militantes, referem que os seus objetivos ao aderirem ao PSD foi porque consideraram que o partido tem bons programas e planos para o desenvolvimento do país e demonstram ter honestidade bastante e vontade para fazer o que se propõem.

B

RUMOR CONFIRMADO… E MAIS

Há imenso tempo que se vinha falando da prática de KKN, abuso de poder, por parte de funcionários superiores e outros que pertencem ao gabinete do primeiro ministro Xanana Gusmão. Agora, a comunicação social veio dar conta de que foi decidido um processo de investigação àqueles funcionários e a certas práticas tidas por ilegais no gabinete do PM.

A “rusga” ficou com data marcada, pelo se veio a saber. Em 30 de Outubro os executores da acção de fiscalização e inquérito iniciam o seu trabalho no gabinete do PM. Em Díli diz-se que a farsa é mais que evidente porque os faltosos terão mais que tempo para “limpar” tudo que contenha irregularidades, até mesmo as praticadas pelo PM que pudessem ser constatadas através daquela acção de investigação, fiscalização e inquérito.

“Onde se viu dizerem a um ladrão que no dia tal às tantas horas vão a sua casa verificar se lá está o produto do roubo de que vem sendo acusado para assim o incriminar?” Perguntam.

C

CATÓLICOS “ATIÇADOS” FORAM AGRESSORES E INCENDIÁRIOS

Em meados deste mês, em localidade do distrito de Bobonaro, uma turba de católicos, avaliada em mais de mil pessoas, apedrejaram várias casas da população, pertencentes a timorenses de outra religião, e incendiaram um armazém na aldeia de Simata, do suco de Ritabou, subdistrito de Maliana, do distrito de Bobonaro.

A acção violenta e conflituosa resultou do facto de algumas famílias, timorenses da localidade, terem aderido à religião evangélica, oferecendo um lugar para construir uma igreja evangélica.

Instado pela comunicação social, o comandante da polícia local informou que continuam a investigar a situação, dizendo que já identificaram o suspeito, que irá ser submetido brevemente julgamento. Contudo, os rumores alastram em relação a quem instigou a acção e mobilizou a turba de católicos: um padre.

Pessoas próximas das vitimas afirmam que até hoje a igreja católica timorense se tem remetido ao silêncio em vez de chamar à responsabilidade o eclesiástico que instigou timorenses contra timorenses com o objetivo de evitar que uma outra religião se instalasse no local onde tem prevalecido o monopólio da igreja católica timorense.

Conscientes das regras democráticas e constitucionais, cidadãos timorenses da região, lamentam e criticam a igreja agressora pela violação das garantias constitucionais e pela impunidade de que elementos clericais gozam apesar de por imensas ocasiões serem o rastilho de actos de violência que causam mortes, ferimentos e destruição a muitas famílias.

Até à data não é conhecida reação de decência e responsabilidade por parte das autoridades eclesiásticas e a própria polícia parece querer culpabilizar somente um ou dois dos agressores e incendiários, ignorando o padre que, segundo na população é afirmado, tem todas as responsabilidades por ter “atiçado” a turba contra os timorenses que optaram por pertencer a outra religião.

D

QUEM QUER VAI, QUEM NÃO QUER IGNORA

A Procuradora Geral de Timor Leste, Ana Pessoa Pinto, tem agido e denunciado a sua vontade de pôr cobro à corrupção, conluio e nepotismo, de que o governo AMP e o próprio Xanana Gusmão vêm sendo acusados. Ressalve-se aqui que continua a não se ter conhecimento de que a PGR esteja realmente interessada em averiguar e proceder segundo as leis no que diz respeito às violações alegadamente cometidas e de domínio público. Juristas garantem que se o fizer tudo indica que encontraria provas bastantes para levar o primeiro ministro a tribunal.

Seja como for, pelo menos aparentemente, comprovadamente em casos de menor monta, a PGR demonstra estar agir numa tentativa de levar a legalidade e o Estado de Direito a melhor porto.

Rumores dão sugestões que não serão difíceis de comprovar e que poderiam levar dignidade e prova de dever cumprido à PGR. Para isso dizem que será bastante a PGR se decidir por começar a investigar quem do governo e ou pessoas amigas e familiares estão a comprar casas na Austrália, na Indonésia e em Singapura.

Este rumor já tem tempo de sobra para ser levado a sério. Até é dado adquirido para muitos que Xanana Gusmão ou família possui uma habitação de luxo, descrita como “apalaçada”, em Melbourne, onde a esposa e os filhos por vezes passam as suas férias. De certo que é do conhecimento da PGR. O que os timorenses perguntam é como é possível o PM ou alguém de sua família ter adquirido tal habitação de luxo em Melbourne, já que sabem que não poderá ser com o que aufere na qualidade de primeiro ministro e anteriormente não possuía bens que lhe permitissem ter agora valores que lhe dessem acesso à referida aquisição “palaciana” no sul da Austrália.

Fala-se igualmente em aquisições em Singapura, por outros protagonistas que usam inclusive nomes de familiares e pessoas de confiança.

Saliente-se que quem quiser comprar casa em Singapura e provenha do estrangeiro fica obrigado a depositar 200 mil dólares a fundo perdido que reverte para o estado singapurense e que só depois disso poderá proceder à aquisição da casa. Casa que, como se deve saber, terá por custo cerca do dobro dos 200 mil dólares. Isto para corresponder à dignidade de ministros ou alegados empresários timorenses sedentos de exuberar os seu novo riquismo.

Porque razão Ana Pessoa Pinto não toma em consideração este rumor? Devia. É que, como ela bem sabe, os rumores têm sempre alguma razão de verdade. Ou será que afinal a PGR continua a ser uma figura decorativa ao serviço dos que dominando a justiça cometem crimes na maior das impunidades?

Investigar não custa e é através dessa prática que sempre se concluiu que os rumores muitas vezes contêm verdades, ou seja: não há fumo sem fogo. Quem quer vai, quem não quer desculpa-se dizendo que são só “rumores” desvaloriza-os e ignora.
.
*Continua e o abecedário não deve de chegar
.

Sem comentários: