quarta-feira, 24 de novembro de 2010

CONTAS DA GREVE, GREVE NA RUA - LUSA EM GREVE!

.

LUSA A FUNCIONAR COM POUCO "GÁS"

O SINDICATO DOS JORNALISTAS informa que a Agência Lusa regista uma grande adesão à Greve Geral. Lamentávelmente temos jornalistas a "recibo verde", trabalhadores precários, à mercê das vontades do patronato da Lusa. Acontece ali como em praticamente todas as empresas de Portugal. O Trabalho Precário existe exatamente para que contra vontade muitos se vejam na situação de fura greves, ou isso ou perdem a possibilidade de exercer as suas profissões. Perdem o emprego e até se perdem na vida. Não foi por acaso que esta modalidade de trabalho precário foi institucionalizada ainda no tempo do governo dito socialista de Mário Soares, então primeiro ministro...

Grande adesão à greve na Lusa

Sindicato dos Jornalistas

A greve na Agência Lusa regista enorme adesão entre os jornalistas ao serviço na sede da empresa. O piquete da manhã paralisou a 100%.

Não há quaisquer jornalistas a trabalhar nas secções de Política e Cultura, e no Internacional/Lusofonia está presente apenas uma pessoa contratada a recibo verde. Nas secções Sociedade e País estão presentes apenas os respectivos editores, e na Economia estão a editora, um adjunto, um jornalista a prazo e outro a recibos verdes. Na Multimedia está o editor e um adjunto, no Desporto um editor, na Fotografia um editor adjunto e um jornalista a prazo e na Agenda o editor e um jornalista.

A jornalista de serviço no turno da madrugada fez greve mas a empresa recorreu a um jornalista de Macau para a substituir.

Estão igualmente presentes três correspondentes no estrangeiro actualmente a receber formação em Lisboa.

A trabalhar, na sede, estão pessoas da Direcção de Informação e parte da chefia de Redacção.

Na Delegação de Coimbra, os quatro jornalistas pertencentes ao quadro da empresa estão em greve.

Na delegação do Porto, dos jornalistas do quadro, nove estão a trabalhar (incluindo chefias) e cinco em greve.

A trabalhar, na sede, estão pessoas da Direcção de Informação e parte da chefia de Redacção.

Na Delegação de Coimbra, os quatro jornalistas pertencentes ao quadro da empresa estão em greve.

Na delegação do Porto, dos jornalistas do quadro, nove (incluindo chefias) estão a trabalhar e cinco em greve.
.

Sem comentários: